Arkangel #BlackMirror

Em primeiro lugar, você deve saber que.. isso já existe.
Não no nível mostrado nesse episódio é claro, mas já existe e todos nós usamos, todo dia.. Talvez ele esteja até do seu lado neste momento.. o celular.

Ele mostra sua localização 24h por dia, com ajuda do Google ele sabe o caminho que você faz diariamente – quem nunca recebeu um aviso sobre o trânsito do nada no celular, sendo que você nem tinha pedido por isso? – porém, quem fornece tudo isso é você mesmo.
Você tem controle sobre esse “rastreamento”, qualquer coisa é só desligar o celular e pronto;

Nesse ep, vemos um chip sendo implantado em uma criança, para que sua mãe possa monitora-lá quando quiser. Isso também já existe , não com tantas funcionalidades quanto o que vemos na série, é  tipo um GPS e por enquanto, é colocado apenas em animais.. Enfim, voltando a problemática apresentada aqui onde uma menina, perde totalmente a sua liberdade por conta de um maldito chip.

Mostrando mais uma vez que o problema não é a tecnologia, mas sim as pessoas que não sabem usa-lá, a mãe da criança bloqueou tudo, a garota não sabia o que era uma briga, não conseguia diferenciar uma situação de risco e violência de uma situação normal, os danos para ela foram enormes.

Teve vantagens?
Sim claro, esse monitoramento ajudou a salvar o avó que estava tendo um ataque cardíaco, porém, as desvantagens são inúmeras. E o pior de tudo é que se um dia, alguém criar algo do tipo, eu tenho certeza que muitos pais irão comprar e aplicar em seus filhos..

Obs.: Levantando uma questão mais filosófica nesse post, você se sente livre? Livre para ser você mesmo nesse mundo onde todos monitoram todos?

Obs 2.: Vi uma polêmica na internet, sobre a pílula do dia seguinte que aparece nesse ep, lembrando que é uma obra de ficção e por enquanto as pílulas do dia seguinte não tem o poder de fazer um aborto instantâneo.

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s