Resenha: Sementes de Outono

Na vida, você irá encontrar livros muito bons, que mudam a sua forma de ver o mundo.. Mas eventualmente você também irá encontrar livros ruins.
E infelizmente Sementes de Outono é um livro ruim.

Sinopse: Depois de completar um curso teórico em busca de seu brevê de piloto de avião, Laurent se viu envolto em um grave acidente, ocorrido em seu primeiro voo prático. Esse infortúnio o levou a meses de internação e outros tantos na recuperação de sua memória. Como num passe de mágica, ao sair pela última vez do prédio de seu analista, se defrontou com uma colega do Ensino Médio, Glória — na verdade, uma paixão platônica que ele escondera dentro de si a sete chaves. Coisa parecida também ela guardava somente para si, o que os levou a se interessarem profundamente um pelo outro. Desse encontro nasceu um grande amor que, embora fervoroso, foi bruscamente interrompido durante quase dois anos. Quando, enfim, se possibilitou o rompimento das amarras, o primeiro obstáculo se efetivou, iniciando uma busca infindável por mais de dois outros anos pelo paradeiro de Laurent. Mas, quando tudo começa a ficar indefinido, o destino conspira, aumentando as possibilidades de um desfecho inimaginável para ele.

Aventura, Fantasia | 191 páginas | Editora Pandorga|
Autor: Blair F. Carvalho  | Publicado em 2017 |Classificação 1/5 |
Compre & Compare Saraiva  / Fnac Livraria da Folha 

Antes de mais nada eu gostaria de elogiar o design do livro, tanto a capa, quanto os detalhes por dentro dele estão lindos e muito bem trabalhados ❤

sementes de outono

Agora, em relação a história em si..
Eu resolvi fazer uma lista, mostrando o porque eu abandonei essa leitura.
E se você você está pensando “Nossa, mas você não pode fazer uma crítica, você não leu o livro todo..” 

Exatamente! Eu não li o livro todo porque logo no começo vi diversas falhas, e eu não tenho tempo para perder lendo um livro que não está me agradando e aparentemente também não foi revisado. E outra, a análise está sendo feita encima do que eu li.
Enfim, vamos lá..

1º Previsível
Logo no primeiro capitulo vemos o nosso protagonista se preparando para seu primeiro voo, nisso ele recebe a ligação da sua mãe, durante a ligação ela fala que está orando para ele, que não é para ele ir, que é perigoso, etc.. E então, você já sabe que o avião irá cair;

2º Simplesmente não faz sentido!
Sabe a ligação da mãe dele que eu acabei de citar acima? Muito bem, quando ele atendeu o telefone, a sua “ajudante doméstica” (quem é que fala assim meu Odin?) ouviu a conversa inteira! E já comentou “Mas você é teimoso, hein? Não vai ouvir a sua mãe?” – alguém me explica como ela ouviu a conversa dos dois no telefone? A ligação não estava no viva voz e ela não estava segurando uma extensão do telefone na orelha.. então.. como?

E isso não é o pior, tem coisas mais estranhas como o trecho até o aeroporto, onde o protagonista Laurent, e seu amigo Ricardo estão no trânsito e.. “o veiculo da frente, ao passar deslocou um pedaço do concreto que envolvia um ferro pontiagudo..” e pronto, furou o pneu do carro. E ai você pensa, Oi? Oooi??? Como algo assim pode acontecer?

E esse “acidente” foi criado para que o escritor pudesse filosofar um pouco na história, até que é legal o que ele diz:

“Muitos de nossos obstáculos são criados por nós mesmos.”

Maaas, isso nós leva a outra falha…

3º Contradição 

O diálogo que eu citei acima aparece na página 21.
É um diálogo super confuso no qual o nosso protagonista inicia um debate afirmando algo, depois ele não tem mais certeza se está de acordo com essa ideia, depois ele super concorda com o amigo dele Ricardo e então logo em seguida ele fala que “não tem uma opinião formada sobre o assunto..”.

E você que está lendo fica tipo.. Oi?

4º Passagem de tempo 

Tudo acontece atropeladamente de modo acelerado e sem detalhe algum. Você como leitor, se sente perdido, não consegue criar empatia alguma com os personagens, não consegue sentir o ambiente envolta deles.. Nada disso.

5º Imunidade 

Bom, nós primeiros caps percebemos que o autor cita Deus e confia Nele. Com isso o personagem principal também, e conseguentemente ele não pode morrer. Simples assim.

O avião está caindo e você sabe que está tudo bem, ninguém vai morrer.
Emoção = Zero.

6º Erros mais graves

Na pág 31.
O escritor afirma que:
Ricardo teve alta, e Laurent continuou internado por mais alguns dias.
Algumas linhas abaixo ele diz :
“Passada mais uma semana, Ricardo recebeu novamente a visita de seu cirurgião”

Mas gente ele não teve alta?
Não era o Laurent que estava internado?

E então se inicia um diálogo e claramente é Laurent falando,
Ricardo nem está na cena!

7º Não faz sentido de novo!
Laurent perdeu a memória por conta do acidente, a nível de não lembrar nem do rosto da mãe! E parece que por conta da fisioterapia (isso mesmo, não é terapia, é fisioterapia) consegui recupera-lá em poucos dias, poucas páginas, e assim que esbarrou com uma menina na saída do consultório, e ele já conseguiu reconhecer ela! Eles estudaram juntos no ensino médio, e o nome dela é Glória vejam só!!
E para completar Laurent ainda me solta a frase “Não, pelo contrário. Nunca te esqueci..”

Cara você estava com Amnésia, não lembrava nem do rosto da própria mãe e me vem com papinho de “Nunca te esqueci..”

E foi ai, no final desse capítulo, na página 54 que eu larguei o livro.

 

Sei que o autor dedicou muito tempo para escrever esse livro, sei que o pessoal da editora também se empenhou bastante e tudo mais..
E também sei que você, leitor, trabalha pra caramba e não quer gastar seu dinheiro com qualquer livro. E é por isso que eu sempre sou, e sempre serei super sincera nas minhas resenhas.

E outra, críticas são sempre construtivas, se alguém tivesse visto essas falhas antes e consertado elas, com certeza eu não estaria aqui fazendo uma crítica negativa a um livro que poderia ter sido muito bom.

#EuNãoIndico

Anúncios

4 comentários em “Resenha: Sementes de Outono

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s