Resenha: O Nome do Vento #ACrônicadoMatadordoRei

Acho que eu nunca tinha lido um livro como este…

Sinopse: Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. 
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade – notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 

Aventura; Fantasia | 650 páginas | Editora Arqueiro | Autor: Patrick Rothfuss| Publicado em 2007 | Classificação 5/5+5 |Compre & Compare Saraiva  / Fnac Livraria da Folha 

Ao contrário da grande maioria dos livros que vemos por ai, este aqui foi escrito de um modo muito diferente, que deu muito certo e simplesmente me encantou.

o nome do vento

Kvothe, nosso protagonista, já teve muitos nomes, no começo do livro ele se apresenta como “o Hospedeiro” como se ele não fosse ninguém muito importante, devo dizer que o começo do livro é um tanto confuso.. Mas então, o Hospedeiro por ironia do destino acaba encontrando com outro senhor que se alto intitula de “Cronista”, e é ai meus amigos, que a história realmente começa..

“É por isso que as histórias nos atraem. Elas nos dão a clareza e a simplicidade que faltam à vida real.”

Os dois homens fazem um trato, no qual Kvothe concorda em contar a sua história e então nosso personagem principal começa a narrar a sua vida, desde a infância. Por isso que na capa do primeiro livro está escrito “Primeiro dia”; por que essa primeira parte da história foi contada durante um dia inteiro!
Claro que teve algumas pequenas pausas para comer e ir no banheiro, quando isso ocorre nosso narrador volta a ser o Hospedeiro, e você volta a ficar confuso.

Por que?

Pelo simples fato de que o homem de agora, não se parece com o homem do passado, na verdade, nesse primeiro livro ele ainda era pequeno, um adolescente de apenas 15 anos que já passou por tanta merda na vida que era mais maduro e inteligente que muitos homens por ai..

“O dia em que nos inquietamos com o futuro é aquele em que deixamos a infância para trás..”

Enfim, essa história consegue embalar e envolver o leitor de um modo inexplicável, a forma com que o autor escreve e descreve as coisas é rara e posso afirmar sem sombra de dúvida que esse tipo de narrativa pertence somente aos melhores escritores, aqueles que com palavras conseguem transportar o leitor 100% para esse novo mundo dentro do livro.

Além de #superIndicar esse livro a todos, devo ressaltar que Patrick Rothfuss entrou para a minha singela lista de Escritores Favoritos.

Ps.: A história é medieval, envolve fantasia, ação e um pouco de romance também 😉

“Quando na lareira azula o fogo,
O que fazer? O que fazer?
Corre para fora e se esconder.

Se a luzente espada enferrujar,
Em quem confiar? Em quem confiar?
Sozinho permaneça; como pedra, enrijeça.

Vês a mulher de neve caiada?
Silente vem e sai calada.
Qual é seu plano? Qual é seu plano?
Chandriano. Chandriano.”

Anúncios

6 comentários em “Resenha: O Nome do Vento #ACrônicadoMatadordoRei

  1. Olá Bianca, tudo bem?? Adorei a resenha, já estava morrendo de vontade de ler “O nome do vento” e com sua resenha fiquei ainda mais aguçada!! Muito legal!

    Ah, indiquei o blog “Mais um Leitor” para responder a TAG: Deuses do Olimpo que está rolando pela blogosfera. Respondam meninas, vocês vão adorar!!! Vou deixar o link aqui pra vocês verem:
    https://ateaultimapagina.wordpress.com/2017/07/25/tag-03-deuses-do-olimpo

    Estou sempre por aqui , acompanhando vocês e adorando!!
    beijinhos -* Fe

    Curtido por 1 pessoa

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s