Resenha: Quase uma Rockstar

 

Sinopse: Amber Appleton tem dezessete anos, está no ensino médio e mora em um ônibus. Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber, a mãe e Bobby Big Boy, o leal vira-lata da adolescente, estão acampados no Amarelão, o transporte escolar que a mãe de Amber dirige. Apesar de as coisas não estarem boas para o seu lado, Amber, que se autoproclama Princesa da Esperança, se recusa a desistir. Em vez disso, ela foca todas as energias em ajudar as pessoas à sua volta: incluem-se aí a mãe alcóolatra, os amigos estranhos e excluídos, o Padre Chee e as Divas Coreanas por Cristo, uma octogenária cega e pessimista e um veterano de guerra solitário que escreve haicais. Mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, Amber não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento ela vai recuperar a esperança?

Drama; Romance | 256 páginas | Editora Intrinseca | Compre & Compare Lojas Americanas * Submarino |  Autor: Matthew Quick | Publicado em 2015|Classificação 4/5 

Eu me lembro de quando vi a capa desse livro e pensei “ah, deve ser sobre uma adolescente que está tentando se tornar uma Estrela do Rock e tals..”

Não. Não, e não.
Quase uma Rockstar é um livro forte, sobre a história de uma garota que contra todas as possibilidades se manteve forte e esperançosa.

“- É assim que funciona com os adultos? – pergunto
– Não sei se entendi.
– É só fazer umas ameaças para a gente conseguir o que quer, mas ninguém se preocupa de verdade com nada que não afeta a si mesmo? Ninguém liga para o que é certo pelo simples fato de ser certo?”

Amber tem uma vida difícil. Sua mãe é alcoólatra, vive mudando de namorado e no atual momento, Amber, sua mãe e BBB (Bobby Big Boy, o cachorro mais fofo do mundo) vivem em um ônibus escolar.

Porque a mãe dela trabalha dirigindo esse ônibus..

“É por isso que coisas ruins acontecem? Para deixar a gente mais forte?”

E, apesar disso tudo, Amber é uma garota fora do comum, ela é o tipo de pessoa que adora ajudar o próximo, colocando eles em primeiro lugar. Por mais que esteja triste, ela se levanta todos os dias e vai pra escola, faz trabalho voluntário em uma casa para idosos e dá aula de inglês, através de músicas para coreanas! Além de escrever diversos haicais com o Soldado Jackson!

Maaas, as coisas pioram, de um jeito bem ruim, e Amber cai para o fundo do poço, literalmente.

“-Por que algumas pessoas passam pela vida sem nunca ter que enfrentar uma grande tragédia, enquanto outras têm que viver com uma coisa horrível atrás da outra?
– Não sei.”
Todos os livros que eu já li do Matthew Quick foram fortes, me fizeram ficar triste (alguns eu chorei ok?) e refletir sobre a vida. E Quase uma Rockstar não foi diferente.
“A vida continua – diz ele. – Não importa se escolhemos aproveita-la ou não. Então é melhor você achar um jeito de aproveitar as partes que pode. Não dá para simplesmente desistir de viver, Amber.”

Sempre acreditei que se você libera energias positivas para o mundo, ele irá lhe retribuir, de algum modo, em algum momento.. Amber fez isso, respondia uma cara feia com um “tenha um ótimo dia” e as coisas ficaram bem ruins para ela. Não vou contar o que aconteceu no final, se ela se recuperou ou não.. Leiam esse livro, vale muito a pena #euSuperIndico 😉

quase uma rockstar

Obs. Separei um monte de citações legais desse livro, e aí vão elas:

“Minha mãe mente para mim o tempo todo. Ela meio que tem um problema. É uma fábrica de falsidades. Ou talvez só esteja bêbada de novo, o que também não é desculpa.”

“-Então: o homem é apenas um erro de Deus ou Deus é um erro do homem?
– Você agora cita Nietzsche?”

“Talvez eu seja bizarra- mas sou uma bizarra esperançosa, e tem coisa pior no mundo para ser. Não é? Pois é. Eu espalho a esperança.”

 

 

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s