The Last Kingdom – Série vs Livro

Estava eu lendo O Último Reino (The Last Kingdom) quando ouvir falar que havia uma série do livro. Então me desesperei *O*. “Como assim? Uma série desse livro?!” Sim. Existe uma série baseada nos livros de Bernard Cornwell.

Se você não conhece As Crônicas Saxônicas, leia nossa resenha (cliquei aqui ).

Crônicas Saxônicas

The Last Kingdom é uma produção da BBC que teve sua 1° temporada adicionada ao catálogo da Netflix há pouco tempo e, com isso, tem ganhado mais popularidade.

Minha missão aqui como leitor da saga de Bernard Cornwell é comparar o livro com a série. Será que os produtores estão sendo fiéis ao livro? Quem leu o livro vai gostar da série também?

Eu iniciei a série, quando estava no fim do primeiro livro da saga e me desanimei. Desanimei da série, pois no primeiro episódio pareceu que a esta iria querer contemplar todos os livros das Crônicas Saxônicas em apenas uma temporada. Os principais acontecimentos do primeiro livro simplesmente iam acontecendo, tudo em um mesmo episódio, sem muita preparação, sem muito ritual. Foi triste 😦 Todos os detalhes da escrita do Bernard, as caracterizações que eu criei em minha imaginação para cada cenário não estavam sendo bem desenvolvidos.

Mas…. Calma.

A série apesar de ser baseada na saga das Crônicas Saxônicas não acompanha o mesmo ritmo e ainda oculta muitos fatos – muitos mesmo-, mas só de ver alguns personagens que eu tinha me afeiçoado no livro já me fazia querer continuar assistindo. E, apesar de tudo acontecer muito rápido, não tentaram juntar tudo em uma temporada (aliás isso seria impossível haha). Na 1° temporada temos os acontecimentos do livro 1 e 2 da saga: O Último Reino (The Last Kingdom) e o Cavaleiro da Morte.

Então, veio em minha cabeça que a obra de Bernard é tão boa que mesmo a produção da série estando muito pior que a do livro, a série ainda estava boa.

Sei que a maioria que lê os livros não deve concordar, porque, como eu disse, acho os livros muito melhores, mas a série não é ruim, pensando como apenas um seriado comum e não esperando uma super produção que pega os detalhes do livro, ainda é possível, mesmo para quem leu os livros gostar dela 😀

Talvez, nós, fãs dos livros, fiquemos com raiva não somente com as ocultações como eu mencionei, mas também com as mudanças. Há muitas mudanças também do que acontece no livro. Principalmente nas grandes batalhas, há uma desconstrução muito forte em grandes guerreiros, bem como acontecem as guerras. As batalhas nos livros são MUITO mais intensas, lendas são de fato construídas, porém não vou me aprofundar nisso para não dar spoilers, uma vez que esse post é para quem também não leu o livro se inspirar e ir lê-lo.

Vou fazer só uma comparação entre a caracterização do livro com a feita na série a partir de um senhor da guerra, Svein (Skorpa), descrito por Uthred, nosso protagonista.

“Svein parecia magnífico, um guerreiro branco-prata. Montava um cavalo branco, usava capa de lã branca e sua cota de malha e o elmo com focinho de javali haviam sido esfregados com areia até brilharem prateados sob o sol aquoso. O escudo tinha uma bossa prateada ao redor da qual fora pintado um cavalo branco. O couro de seu arreio, da sela e da bainha havia sido decorado.”

Na foto abaixo, vemos Skorpa na série montado em seu cavalo branco.

The Last Kingdom

 

 

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s