Resenha: Os sofrimentos do Jovem Werther

WhatsApp Image 2017-05-05 at 00.15.03 (1)

27 de outubro à noite

Tenho tanta coisa e a lembrança dela tudo devora! Eu tenho tanta coisa e sem ela tudo se reduz a nada.

Sinopse: Romance da literatura alemã, ‘Os sofrimentos do Jovem Werther’ é a história (contada em cartas) de uma paixão cujo limite é a própria morte. É a negação de um homem em relação à sociedade e ao mundo despido dos valores emocionais.

Romance | 136 páginas | Compre & Compare Lojas Americanas * Submarino |  Autor: J.W.GOETHE | Publicado em 1774|Classificação 5/5

Olá leitores,

gostaria de dizer que estou imensamente feliz em fazer essa resenha haha Desde que tive aula sobre Goethe e sua obra (há 5 anos) sonho em ler essa obra e só agora tive oportunidade =)

Quando Goethe estava na universidade, um de seus colegas cometeu suicídio. Esse fato serviu de inspiração para essa obra.

Essa obra está inserida no Romantismo e fez o maior sucesso na Alemanha e em toda a Europa.

O livro acontece com o Jovem Werther enviando cartas para seu amigo Guilherme contando toda sua trajetória amorosa fracassada com Carlota, que já era comprometida com outro homem.

Werther a acha simplesmente perfeita, tudo o que faz encanta o rapaz e o deixa ainda mais apaixonado. Em muitos momentos vemos esse amor como uma obsessão. O jovem vive pensando em Carlota o que começa a fazer mal a ele.

Sofrendo, Werther muda de cidade temporariamente, no entanto quando retorna Carlota e seu noivo, Alberto, já estão casados. Werther fica desolado.

No entanto, Carlota e Werther se tornam grandes “amigos”, saem para passear e passam as tardes conversando.  À medida que iam se conhecendo mais, Carlota começava a se apaixonar por Werther, no entanto ela sabia que esse amor era impossível.

O que eu achei interessante foi o fato de Alberto, noivo de Carlota, não ter sido um vilão, mas sim, sempre um sujeito que Werther sempre admirou.

Numa bela noite, o tão sonhado beijo entre Werther e Carlota acontece! Mas sabendo que isso não aconteceria mais e que não conseguiria viver sem a amada Werther comete suicídio!

Gente, esse livro é tudo aquilo mesmo que falam: Sensacional!!

É um livro pequeno, gostoso de ler, não vou dizer que possui a linguagem mais fácil do mundo porque estaria mentindo. Mas não é nada impossível de ler.

Só uma curiosidade: Quando lançado na Alemanha, a obra logo se tornou Best-Seller entre os jovens. O problema é que os jovens se inspiravam tanto no protagonista que as taxas de suicídios na Alemanha aumentaram muito a ponto do livro ter sua venda proibida O.O

20170505_002654

Bem, esse livro está mais do que recomendado!

Breve biografia do autor: Filhos de pais burgueses e financeiramente bem-sucedidos, Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) nasceu em Frankfurt, na Alemanha. Goethe recebeu uma educação bastante erudita, tendo contato desde cedo com a literatura, e fez também incursões pelo campo das ciências. Sua produção é ampla é engloba romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos e críticas sobre arte, literatura e ciências naturais.

Beijoos

Anúncios

4 comentários em “Resenha: Os sofrimentos do Jovem Werther

  1. Esse livro é muito bom. Escrito em forma de cartas, são confissões apaixonantes para se ler, e a situação toda vai crescendo e se consolidando à medida que lemos mais e mais cartas do Jovem Werther, seu trágico final vai se consolidando pouco a pouco, de forma que sentimos também uma certa angústia e sofremos junto com o personagem. É como se estivéssemos lendo os arquivos do computador ou smartphone de alguém querido que já se foi, e lamentamos profundamente essa perda. Enfim, vale muito a pena a leitura, é um clássico.

    Curtido por 1 pessoa

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s