Quem foram os Warrior Bishops?

No final da 4° Temporada de Vikings apareceu um personagem novo chamado Bishop Heahmund, interpretado por Rhys Meyers, que muitos ficaram sem entender. De início, parecia um bispo, depois o mesmo personagem em uma cena diz  a uma senhora que acabara de perder o marido que deus iria confortá-la, e na cena subsequente Bishop Heahmund aparece confortando-a de uma maneira proibida para menores como nos livros medievais falam “furnicando” haha . E depois, ainda para deixar mais estranho, Bishop Heahmund aparece como um guerreiro.

Em uma entrevista, Michael Hirst, comenta sobre tal personagem e diz que faz parte dos Warrior Bishops, os quais precederam os famosos Guerreiros Templários. Mas quem foram os Warrior Bishops, onde surgiram? *O*

Desde o Imperador Romano Constantino no século IV são chamados os clérigos para as guerras, e o poder da Igreja em campo de batalha é sempre visto. No entanto, inicialmente, os clérigos (no caso, os Bishops – bispos) eram chamados apenas para realizar o trabalho que já era feito em igrejas: orar pelas almas perdidas, trazer a palavra do cristianismo ao exército. E, de fato, a importância dos rituais religiosos em batalha forçava que sempre o clero estivesse envolvido nas guerras.

E foi no comando do Rei Carlos Magno na França que o clero começou a aparecer ativamente no comando militar.

Dois pontos eram colocados: de um lado poderia se pensar que a Igreja teria que ceder homens para as guerras, porém de outro lado havia um poder ainda maior nas mãos do clero, sendo agora forte não somente na fé de cada cristão, mas também em batalha, o poder do exército. E isso é claro que poderia ser usado favoravelmente para seus interesses.

Na Inglaterra, muitos dos Warriors Bishops lutaram contra as invasões dos nórdicos e galeses. Além disso, eles eram convocados contra rebeliões em suas regiões, mas também em regiões afastadas.

Os Warriors Bishops eram comandantes militares e muito inteligentes – bem educados-, sendo que a maioria dos mais marcantes era da família real, mas ainda existiram alguns que poucos sabiam de sua  hereditariedade, como o artigo cita um nome bastante famoso, Bishop Leofgar.

Eaí, será que o Bispo Heahmund vem da família real ou é um dos casos que os pais são desconhecidos ?

Referências: Gerrard, Daniel M.G. (2011) The military activities of bishops, abbots and other clergy in England c.900-1200. PhD thesis – University of Glasgow

Warrior Bishops: The Development of the Fighting Clergy under the Ottonians in the Tenth Century – University of Colorado

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s