Resenha: O Príncipe Feliz e Outras Histórias

Escritor: Oscar Wilde
Editora: Martin Claret
Págs: 204
Edição: 2017

Sinopse: Com uma obra voltada para o público infanto-juvenil, Oscar Wilde, que escreveu essas histórias para seus filhos, cria uma série de contos cheios de referências culturais e ensinamentos morais pautados em fatos corriqueiros inundados de amor, ingenuidade, e até mesmo dualidades como riqueza e miséria, beleza e feiura. A história principal ‘O príncipe feliz’ é uma lição de companheirismo e bondade.

Essa edição linda da Martin Claret reúne alguns contos do famoso Oscar Wilde!

Eu nunca tinha lido nenhuma obra dele até receber esse livro. . após ler os contos, posso afirmar que Oscar Wilde acabou de se tornar um dos meus escritores favoritos ❤

Por exemplo, vamos começar falando de um dos contos que mais mexeu comigo, O conto do Roxinou e a Rosa. É um conto bem triste que fala sobre amor, dor e sacrifícios, e como tudo isso pode ser inútil se você não perceber os pequenos gestos, os detalhes… Uma vida, por uma flor. Assim que eu acabei de ler me senti.. perdida.
Porque ele não teve uma explicação, uma lógica…

“-Ele está chorando por uma rosa vermelha – disse o rouxinol.
– Por uma rosa vermelha? – bradaram -, que ridículo!”

“… O Amor é maravilhoso realmente. É mais precioso que esmeraldas, e mais desejados que a fina opala. Pérolas e romãs não podem comprar, nem está a venda no mercado. Não pode ser comprado pelos comerciantes nem pode ser aquilatado em balanças que pesam ouro.”

Mas, então, eu percebi que era isso que o autor queria, mostrar que o amor não tem explicação ou lógica.

Acho que o segundo conto que também me surpreendeu bastante foi o Notável Foguete. Nele, vemos algo muito comum na história da humanidade.. Aquela pessoa que se acha, e que não para de falar sobre si mesma, e só fala e fala, e reclama e pouco faz – tudo isso retratado por um foguete, e alguns animais também. É algo que o Oscar faz bastante.. Colocar animais e objetos como personagens.

E teve um trecho nesse conto, que retrata exatamente a minha opinião sobre a Monarquia.

“Minha boa criatura – sentenciou o foguete com um tom de voz muito arrogante -, percebo que você pertence à baixa sociedade. Uma pessoa com a minha posição nunca é útil.”

Tem também, o primeiro conto desse livro, O Príncipe Feliz, que a primeira vista parece ser simples… A história de uma andorinha e uma estátua.. Mas, se você prestar atenção nos detalhes, poderá ver uma rica crítica a sociedade, uma crítica a algo que acontecia antigamente e continua acontecendo hoje em dia.. A divisão de classes sociais e como nós temos o costume de “fechar os olhos” para muitas coisas.

Esse é o papel da estátua. Ela está sempre feliz, mas ao olhar o mundo por outra perspetiva ela viu como as coisas eram difíceis para algumas pessoas e começou a ajudá-las. Do jeito que podia…

“-É curioso – notou a andorinha -, mas me sinto totalmente aquecida agora, embora esteja tão frio.
– É porque você realizou uma boa ação – disse o Príncipe.”

“..Estou indo para a Casa da Morte. A morte é irmã do sono, não é?”

Tem tantos aspectos, tantos pequenos detalhes nesse e nos outros contos do Wilde, que sinto que se eu for parar para falar sobre cada um.. Irei escrever um pequeno livro aqui kkkk’ Com isso, termino minha resenha com um conselho para você, leitor, simplesmente LEIA esse livro! #IndicoMuito ❤

“..Estou muito contente de ter viajado. As viagens ampliam a inteligência espetacularmente e acabam com todos os preconceitos.”

Obs.: Agora quero ler mais livros do Oscar Wilde. Ele realmente escreve muito bem gente, sério, se você ainda não leu nada dele… Procure algo e leia!

“- O que é uma pessoa sensível?- perguntou o busca-pé para a vela-romana.
– Uma pessoa que, porque tem calos, sempre pisa no pé de outras pessoas, – respondeu a vela romana, num sussurro.”

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s