Resenha: Ele não é isso – Rodrigo Moreira

whatsapp-image-2016-09-23-at-11-04-46

Rodrigo Moreira
Editora Arwen, 2016
268 pgs


Sinopse: “Em pleno marco zero de São Paulo e escondida entre as paredes do edifício Nazareth, uma história, que antes fora de amor, vai se tornar sofrimento, tortura e medo. Em uma noite tranquila, Matias e sua esposa, Felícia, grávida de 6 meses, são atacados por um cão. Para ele, havia sido apenas um susto. Para ela, uma dolorida, mas curável, ferida na perna. No entanto, a ignorante certeza de que tudo acabará bem, desprezando a necessidade de cuidados médicos, causará sérias consequências. O que tal negligência ocasionará às vidas dessa família? Que destino um simples acidente revelará para o mundo? Matias, enclausurado em seu apartamento com seu filho, Júnior, viverá momentos tenebrosos e sombrios que mudarão para sempre a sua história e das pessoas à sua volta. Um pai, um filho e um destino amedrontador.
Uma história de terror, drama? Quem sabe! Pode-se dizer que este é, apenas, um relato sobre um ser que, há muito tempo, deixou de viver, mesmo que a função fisiológica denominada respirar diga o contrário”.

 

Ele não é isso não é um relato de um personagem principal bonzinho que por algum acontecimento do destino perdeu família e iniciou uma aventura para dar a volta por cima. Matias, nosso personagem principal, não é uma pessoa das mais bondosas. Tivera sua infância marcada, quando sua mãe morreu, tendo que morar com a tia, que não gostou nada do “fardo”. Porém, não bastasse ter perdido sua mãe, ele sofreu dos piores tipos de abusos morando com a tia e seu namorado, Raimundo. Iniciando assim, uma vida de desgraças, pois esses abusos trouxeram problemas para ele, que nunca soube resolver, transformando completamente o modo de agir dele. Então, é um relato de um personagem que já tinha diversos problemas, mas que mesmo assim, a vida mostrou que tudo pode piorar!

Não é uma história leve, é pesada -inclusive, pesada demais para meu gosto-, e até maldosa, . Lida-se com os piores tipos de pessoas, pois nesse livro tem estupro, pedofilia, violência a idosos.

whatsapp-image-2016-09-23-at-11-04-46-1

A história, em sua maior parte, é passada em um apartamento no edifício Nazareth próximo a Praça da Sé, local onde Matias vive com seu filho Junior e tem a senhora Celina como babá. O desfecho é o seguinte, Matias já era um cara muito atormentado, pois nunca tinha superado muitos problemas e, dentre eles, a morte de sua mulher Felícia infectada por vírus da raiva, após ser mordida por um cachorro, porém, diferentemente da sinopse, apesar dele tentar se lembrar de uma “vida de amor” com sua mulher, a maior parte das lembranças que ele tem não é nada boa 0.0. Mas, seus problemas aumentaram ainda mais quando Celina levou Junior, que estava com apenas 1 aninho para brincar em um parque. Um tumulto aconteceu, uma criança morreu, e Celina quase perdeu Junior, mas quando ela o achou … ele estava diferente. Passou a noite com febre. E, a partir daí, Junior só piorou. Começou a se morder, querer morder os outros e então… suspense leiam o livro 😀

Não é um livro de zumbi normal, pois até quase a página 190, não tinha nenhum zumbi ainda atacando a cidade, é muito mais um drama psicológico de um cara atormentado e suspense de quando iria começar os ataques, então não espere apocalipse zumbi. É uma historia que vai contando partes do passado, presente e alucinações de Matias aos poucos. Mas é muito bem sinalizada, de maneira que eu não fiquei perdido em parte alguma, sabendo se estava contando sobre seu passado ou se era apenas uma alucinação dele.

whatsapp-image-2016-09-23-at-11-01-02-1

Eu indico para quem não tem problema com esse tipo de história. Eu mesmo não indicaria para mim, pois, além de achar muito pesada, achei uma trama um pouco fraca, junto com personagens fracos e simples demais, do tipo sofreu na infância e nunca conseguiu mudar sua realidade.

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s