Exposição: Jamais Esquecidos – Holocausto

12973326_504068249793494_7510200448197108772_o

Olá leitores,

No último fim de semana fui visitar a Exposição Jamais Esquecidos – Holocausto.

Pra quem acompanha o blog sabe que ultimamente eu tenho postado sobre o tema.

Pra quem ainda não leu as resenhas seguem os links =)

Resenha: O Nazista e o Psiquiatra

Resenha: Eu sobrevivi ao Holocausto.

Fiquei sabendo sobre a exposição através do Facebook e decidi ir (a exposição fica na cidade em que meu namorado mora =] )

A exposição está extremamente bem feita, emocionante e chocante. Eu gosto muito de estudar sobre o tema e aprendi várias coisas lá!!

Os organizadores são muito prestativos e tiravam dúvidas dos visitantes a todo momento.

20160611_133422

Essa é a entrada da exposição. “Arbeit macht frei” significa “O trabalho liberta”. Essa placa ficava na entrada do campo de concentração de Auschwitz.

 

20160611_124015

Logo no começo da exposição são mostradas as datas em que ocorreram os principais “eventos” da época do holocausto e Segunda Guerra Mundial.

Em especial, esse painel me chamou a atenção. Em todos os livros que eu li sobre o nazismo e o holocausto os autores falam sobre os nazistas se acharem superiores!!

 

20160611_124210

Essas malas têm uma história interessante. Na época do recrutamento dos judeus os nazistas confiscavam suas malas e prometiam aos recrutados que lhe devolveriam suas malas… Os nazistas prometiam isso  para que os judeus não fizessem “bagunça”. Resultado: seus pertences nunca mais foram vistos.

20160611_124718

Essa era uma roupa tradicional da época. Essa estrela amarela era costurada nos casados das pessoas judias para diferenciá-las!!

20160611_130303

Essa parte me chocou muito!! Na metade da exposição tem um “cineminha” onde fica mostrando as situação dos judeus quando foram resgatados pelos Aliados. É extremamente assustador ver como eles ficaram!! Nós sempre temos uma ideia do sofrimento, mas quando vemos isso percebemos as atrocidades pelas quais os judeus passaram.

20160611_130728

Os nazistas queimaram livros que pudessem sugerir algo contra seu regime. Normal! Livros são uma ferramenta poderosa na disseminação de ideias, por isso são os primeiros a serem atacados!! Mas mesmo sabendo disso, saber que eles queimaram livros dá uma dó né!!

 

20160611_131129

Essas eram as roupas que os judeus usavam nos campos.. Detalhe que eles a usavam todos os dias.. Não tinham outra roupa… Não ter condições de manter uma higiene básica tira a humanidade das pessoas =/

20160611_131843

Esses eram os “dormitórios”. Cada compartimento desse (não podemos chamar de cama) dormia cerca de 3 pessoas… Fiquei me perguntando como eles subiam até em cima, pois não tinham forças nem pra andar devido a falta de cuidados (alimentação e saúde).

20160611_131622

Gente essa parte foi chocante!! Essa imagem é da câmara de gás onde os judeus eram assassinados. Antes de entrar os judeus ouviam um discurso de um nazista dizendo para que eles tirassem a roupa pois iriam tomar banho para trabalharem. Diziam ainda que eles seriam libertados e recompensados pelo trabalho que fizeram.. SQN!! Quando os judeus entravam o gás começava a sufocá-los!! Essas marcas na parede são eles tentando sair de lá!!

Isso é tão horroroso que até parece mentira né?!

Então pessoal, a exposição está atualmente em São Caetano do Sul – São Paulo, mas ela só fica até o fim do mês hein. Quem puder vá, pois está linda e é uma experiência incrível!!

Depois a exposição vai para São Bernardo do Campo – São Paulo, mas não tenho as datas =( Pelo que conversei com os organizadores da exposição, ela vai ir para muitas outras cidades!! Então fiquem atentos.. Quem sabe ela não passai ai do seu lado?  sz

Qualquer dúvida sobre a exposição podem deixar aí nos comentários!!

Beeijos

 

Anúncios

Um comentário em “Exposição: Jamais Esquecidos – Holocausto

  1. Foi prorrogado o tempo da exposição. Ficará no CECAPE até 08/07, rua Tapajós – 300 SCS
    É uma exposição onde a qualidade visual e a sensibilidade caminham juntas, retrata a capacidade de superação do ser humano, o retorno à vida após passarem por situações terríveis. Deixando no final uma mensagem de esperança e a constante luta contra qualquer forma de discriminação.
    A dica é ótima, quem puder vai visitar.

    Curtido por 1 pessoa

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s