Ghost in the Shell

Olá leitores!

Ghost in the Shell influenciou muito a animação japonesa e o filme que revolucionou os efeitos especiais nos cinemas: The Matrix!

ghost in the shell

Gênero: Ação, Aventura,  Mecha, Ficção Cientifica, Cyberpunk.
Ghost in the Shell é uma adaptação do mangá criado por Masamune Shirow(manga de 1989), de 1995(filme). Sua animação é incrível, levando em conta a época, tanto a estética quanto a ação revolucionaram a animação japonesa, o estúdio de animação responsável por isso foi o Production I.G..

tumblr_o7fwmsYj501two7n9o1_500

Ghost in the Shell narra as missões da Comissão Nacional de Segurança Pública, divisão do governo japonês no futuro que lida especialmente com crimes tecnológicos. Conhecida mais como Seção 9, a equipe chefiada pelo carrancudo Daisuke Aramaki(lembra muito o terceiro Hokage) e liderada pela Major Motoko Kusanagi(nossa protagonista), enfrenta diariamente as transgressões no ciberespaço surgidas com o avanço da tecnologia.

175766__ghost_in_the_shell.1995.blu-ray.720p.x26408616314-14-00

Em 2029, a tecnologia avançou muito, ao ponto da barreira entre o natural e o artificial serem absurdamente tênues. Poucos anos antes a Cidade Harima de Ciências desenvolveu com sucesso um neurochip, permitindo o surgimento de cérebros cibernéticos. O uso desta tecnologia ultrapassou a ideia do “prostético” para adentrar de vez na vida diária, criando com a velocidade e a melhoria do processamento novos serviços, novas áreas, novas profissões e novos crimes.

tumblr_o7c7trNCr11uqrdeoo1_400

A principal preocupação, as Seção 9, é garantir que pessoas com implantes neurais não sejam literalmente invadidas por criminosos, corporações e governos com interesses escusos. Apesar das Inteligências Artificiais ainda serem limitadas e até fáceis de serem discernidas do mundo humano, nada assegura o sequestro das pessoas e o pior, o roubo de seus pensamentos e memórias e implantes de novas memorias, colocando em duvida a identidade de nossa existência, se o que vivemos é uma verdade ou somos fruto da imaginação e manipulação de alguém.

Este alguém aparece no filme como “Puppet Master” (Mestre das Marionetes), o qual coloca em evidência: “o que é ser humano”, “O que é vida”. Se a máquina segue uma programação, o ser humano também não segue uma(seu DNA)? Além das questões existenciais, dialoga também com a sexualidade, desconstruindo a beleza, com várias sequencias de nudez e cujo apelo é tudo menos erótico ou pornográfico. Vemos aqui como um espetacular desdobramento do pensamento cyberpunk/sci-fi que a questão filosófica “Quem sou eu” entra por um buraco negro ao pensar o Homem e Máquina de maneira tão profunda.

tumblr_o3rgofIdj91uxr1feo1_400

Curiosidades:
Na trilogia Matrix, encontramos várias referências a Ghost in the Shell. Como as letras verdes que caem à tela, dando um “ar” de programação/artificial, o visual de Trinity em comparação ao de Motoko Kusanagi, os telefones públicos, os quais são conexões do natural ao artificial e vice versa, entre outras referências que não me lembro.

A live action(filme não animado) de Ghost in the Shell, está prevista para 13 de abril de 2017. Produzido pela Paramount Pictures, e com a Scarlett Johansson como protagonista! A escolha de Johansson como protagonista, causou polêmica, visto como mais um episódio de “embranquecimento” nos cinemas.(O que eu concordo)

400154

Ghost in the Shell, é uma obra muito importante, um pilar da animação japonesa, além de representar muito da cultura oriental. Espero que gostem do filme!

Bom anime a todos! Beijos e abraços, sejam felizes

Trailer:

 

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s