Resenha: Til

Capa-do-Livro-Til

SINOPSE: Til, narrativa da maturidade de Alencar publicada em folhetim no jornal A República, revive o ambiente do interior paulista do século XIX. Nesse cenário, mesclando traços essencialmente brasileiros ao lirismo romântico europeu, o autor apresenta Berta (mais conhecida como Til), uma jovem excepcionalmente generosa, Jão Fera, um facínora de notável nobreza, Luís Galvão, um respeitado pai de família que esconde um segredo, Miguel, um bravo jovem indeciso entre dois amores, e Brás, um menino quase bicho mas encantado pela doçura de Berta, entre tantos outros. Nesta obra, José de Alencar constrói uma história baseada no amor e no heroísmo, alinhada ao seu projeto maior de busca de uma identidade nacional a partir da reafirmação do regional.

Olá leitores,

José de Alencar é um autor do romantismo. Foi ele que iniciou a tradição do romance no Brasil. Alencar é considerado o maior romancista do nosso Romantismo. Tinha um projeto literário que era descrever e analisar o Brasil como um todo. Til, está na fase Regionalista do autor. Alencar era antiabolicionista, por isso que em suas obras os escravos não se rebelavam contra seus senhores!!

O romance Til, foi publicado em 1872.

A trama ocorre na Fazenda de Palmas em Santa Bárbara d’Oeste.

Os principais personagens são:

Jão Fera: ele é marcado pela força física. Ele é um assassino de aluguel

Luís Galvão: Filho de um rico fazendeiro e casado com D. Ermelinda. O casamento entre os dois é por interesse (muito comum na época).

Besita: é uma moça encantadora. Luís Galvão possui desejo carnal por ela, enquanto que Jão Fera amor platônico.

Mesmo sentindo-se atraída por ambos, Besita casa-se com Ribeiro (um moço de fora, que viaja muito a negócios).

Besita vive com a escrava Zana, e em uma das viagens do marido engravida (por engano) de Luís Galvão.

Eu sei que é difícil de acreditar, mas a pobre da moça engravida do L.G. achando que era seu marido… haha E o danado esconde esse segredo de todos!

Assim que Ribeiro chega de viagem vê Besita segurando uma criança e como ele sabe que não é dele parte pra cima da moça e a mata enforcada. Ele tenta matar a criança, mas Jão chega bem na hora e a salva!!

A partir desse dia Jão protege a pequena Berta e vizualiza seu grande amor na menina, passando à protegê-la.

Os anos se passam, Berta torna-se uma moça com as mesmas qualidades da mãe conquistando muitos corações!!

Luís Galvão tem dois filhos – Afonso e Linda. Pra completar o grupo tem o Miguel, que é filho de Nhá Tudinha que adota Berta como sua filha. Ou seja, Miguel e Berta são criados como irmãos.

Tudo isso que eu contei acontece logo nas primeiras páginas… O romance se desenvolve com muita aventura das quatro crianças.

Um dos meus personagens favoritos é Brás, sobrinho de Luís Galvão, órfão de mãe e que mora com o tio. Ele possui retardo mental e problemas físicos, o que faz com que sua tia D. Ermelinda o repreenda sempre por maus modos. Devido a isso, Brás, torna-se uma criança agressiva. Ele não fala e é zoomorfizado.

A escola é um grande problema para o garoto, afinal ninguém entende e respeita suas dificuldades. Brás leva, quase todos os dias, palmatória!!

Berta tem um grande carinho por ele e passa a ajudá-lo com a escola. Ela com seu jeito meigo e carinhoso, passa a ensinar-lhe o alfabeto e ele, incrivelmente, aprende (coisa que ninguém conseguira fazer).

Uma das cenas mais bonitas do livro é quando o garoto não consegue memorizar o acento ~ (til), então Berta pega a mão do menino e passa em sua sobrancelha. Ele fica maravilhado com isso e passa a chamá-la de TIL =) Daí que vem o título haha

Alencar é um autor completo e retrata tudo isso com maestria..

Esse livro é extremamente fácil de ler, a leitura é fluida, o enredo é divertido e atraente.

Só tenho elogios a esse livro.

Recomendo muito!!

Beijoos.

 

 

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s