Resenha: Diário de um Policial

E tem mais resenha de livro policial… hahaha

IMG-20160421-WA0007

Autor: Diógenes Lucca

Publicado em 2016

Editora Planeta

Sinopse: Pouca gente no Brasil conhece a mente e o comportamento de um bandido tão bem quanto o tenente-coronel Diógenes Lucca, hoje na reserva. Em 30 anos na polícia militar, boa parte no comando do Gate, ele participou de mais de 100 negociações para soltura de reféns. Neste livro, Lucca conta os bastidores dessas negociações e revela, em detalhes, casos que marcaram a história policial do país: os seqüestros do empresário Abílio Diniz e do apresentador Sílvio Santos, a invasão no Carandiru, o caso Marcola e as rebeliões do PCC, entre outros.

Olá leitores,

Esse livro eu ganhei no Evento Editora Planeta. É um lançamento e uma aposta da editora para 2016.

Diário de um policial é um livro de memórias e fatos muito bem narrados. O livro conta as principais, ou pelo menos as mais marcantes, histórias do Tenente-Coronel Diógenes Lucca.

O  Diógenes é altamente especializado em Gerenciamento de Crises e Negociação. Fez vários cursos no exterior, estudou direito e possui uma vasta experiência operacional.

O autor começa narrando os fatos desde de quando entrou na Polícia Militar. Escreve sobre o primeiro tiroteio, a primeira prisão, coisas que são realmente marcantes para quem está iniciando carreira na polícia.

O autor conta sobre a construção do GATE. Onde a Polícia Militar deveria se inspirar nas melhores polícias ao redor do mundo a fim de criar algo eficiente e de referencia. Foi então que no final da década de 1980 foi criado o GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais. O autor discorre sobre esse assunto de maneira detalhada, na medida do possível, a final não é um romance e sim um diário!!

Eu gostei de vários capítulos, mas em especial o Rebelião no Presídio Presidente Bernardes. Esse foi um caso em que o GATE usou de muita inteligência para fazer com que um plano (muito bem arquitetado e ensaiado) desse certo e com saldo relativamente positivo.

Ao longo da narrativa, o autor vai descrevendo a lógica do GATE e nos faz entender como eles pensam e quais suas prioridades.

É óbvio que, como civis, temos que ler esses relatos com o mínimo de senso crítico afinal, infelizmente, a polícia no geral nem sempre age de maneira correta respeitando os direitos humanos.

Em algumas passagens pode-se observar claramente a visão de policiais. Por exemplo, em um dos capítulos ele nos conta uma abordagem que fez a um grupo de jovens. Nessa abordagem ele narra os fatos e pelo que parece tudo está conforme à lei. No entanto, sabemos que nem sempre as abordagens policiais são pacíficas ainda mais na década de 1990 né? Mesmo assim o autor diz que não passou de abordagem normal… No final capítulo fica subentendido que o Dr. Lucca levou uma bela bronca… vai saber quem estava falando a verdade…

O livro contem capítulos independentes, ou seja, pode ler em qualquer ordem. No entanto, está em ordem cronológica, então é válido ler na ordem para acompanhar a evolução do GATE e do autor.

O que eu achei bem legal foi o fato do autor explicar vários termos técnicos. Com isso, leigos, no que diz respeito ao linguajar policial, conseguem acompanhar toda a narrativa sem prejuízo de nada.

Ao longo da obra Lucca se mostra um excelente negociador (aquele que em sequestros fica negociando com o criminoso a fim de resgatar reféns, proteger a vida do próprio criminoso e de todas as pessoas envolvidas). Lucca nos conta várias “cartas na manga” para lidar com as mais diversas situações.

Ao longo do livro podemos ver a evolução da Polícia. Indo de um despreparo tamanho que perdeu várias vidas por erros primários a uma polícia que sabe lidar com vários casos e ter umas saídas sensacionais e positivas.

Bem, eu gostei muito do livro e acho que todos deveriam ler e saber que ser policial e lidar com situações em que vidas estão em risco não é nada fácil.

IMG-20160421-WA0006 (1)

Recomendo muito =)

Beijos

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s