O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel

Olá, leitores!

Hoje, a fantasia está no ar, com Senhor dos Anéis vamos nos aventurar\o

e7ebf010-ad81-4769-a11f-5fe74e7094da

Autor J.R.R. Tolkien
434 pags
editora Martins Fontes
2° edição, 2000

Recentemente, fiz um post sobre o grande escritor J.R.R. Tolkien aqui no blog. Agora é hora de se aprofundar em uma obra.

Sinopse: Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.

Havia um longo período que eu queria ler Senhor dos Anéis, mas eu sempre acabava iniciando uma outra leitura, porém dessa vez eu parei, achei uma promoção, e comecei a ler. Eu percebi que já deveria ter feito isso há muito tempo atrás *-*

Senhor dos Anéis é diferente, mas é óbvio que seja, pois são poucos os que conseguem criar um mundo tão rico de detalhes, como Tolkien fez. A história é passada na Terra Média, ou seja, o reino dos humanos.

O livro é passado pela aventura do poder de Frodo, que embora seja um dos integrantes mais fracos da comitiva que foi criada, é um dos mais poderosos, pois ele pode lidar com o poder, ele poderia usá-lo ao seu favor, mas mesmo assim prefere usar ao bem de todos, pois entende seus perigos.

Mas que comitiva é essa?  De que poder estou falando? Quem é Frodo(rs)?

Frodo é primo mais jovem do Sr Bilbo Bolseiro de Bolsão, que foi adotado pelo próprio Bilbo. Viviam felizes no condado, até que Bilbo, “dono” do Um anel, resolveu sair do condado e deixar seus pertences a Frodo. Então surge Gandalf na história, o sábio, o mago cinzento, que pede para Bilbo deixar o Um anel com Frodo. Então explica a Frodo os poderes do Um anel:

Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.

Um anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los,

Um anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los.

Mas diz que o poder não era bom, então ele teria que destruí-lo e jamais usá-lo.

Então as coisas começam a piorar, o mal estava vindo, Frodo precisava partir rápido para o único local da destruição do anel. Assim começa a história, Frodo, junto de seus amigos, Pippin, Merry e Sam, que depois vão se unindo a mais alguns muito importantes, tais como Légolas, Aragorn, Gimli, Gandalf,  partem para uma jornada. Logo, já percebem estarem sendo perseguidos por cavaleiros negros, cavaleiros enviados por Sauron, então desde o começo já devem escolher os caminhos  a seguir…

Como é a jornada?

Simples, só posso dizer uma coisa, leia o livro! Pois, esse livro não é um livro que acredito que deve ser contado, mas sim sentido, não se pode contar as músicas que eles cantam em momentos de tristeza ou alegria, é difícil contar uma narração que faz quase sentir-se frio quando estão caminhando na neve em uma montanha.

fcc34d2e-a294-4cc8-9ae2-a9e01c37c3d4

É um livro crítico, pois, como coloquei quando escrevi sobre Tolkien, a primeira guerra mundial, que ele participou, o influenciou profundamente, então quando dizem que em Senhor dos Anéis quase ninguém morre, no entanto a vida não é assim, acho que Tolkien sabia disso com toda clareza, mas em seu livro acreditava que tudo poderia ser diferente, via uma maneira diferente de se pensar em ter poder. Ter poder não é subjugar o outro, mas sim ter poder e mesmo assim abdicá-lo para o bem de todos.

É um livro denso, que conecta com toda a Terra Média, assim quando os elfos aparecem na história, eles não carregam apenas o nome dos elfos, mas sim toda uma história por detrás deles, a linguagem, a natureza, a paz. Os hobbits levam sua simplicidade de um pequeno condado que gosta de festas, de pequenas pessoas que embora sua pequena estatura são muito aguerridas.

Recomendo fortemente \o

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s