Resenha do Conto: Negrinha

conto negrinha

Autor: Monteiro Lobato

Presente no livro: Negrinha

Publicado em 1920

Olá leitores,

A resenha de hoje é sobre um conto da grande figura: Monteiro Lobato.

Lobato é um cara díspar. Além de ser um grande contista, jornalista, contador de histórias e etc.. Ele também era um cara polêmico. Ele causou polêmica quando publicou no jornal que escrevia, em 1917, um artigo chamado “Paranoia ou Mistificação” onde critica fervorosamente a arte moderna e principalmente a Exposição da artista Anita Malfatti. Ele reconhece o talento da artista, mas mesmo assim expõe sua visão.

“Essa artista possui um talento vigoroso, fora do comum. Poucas vezes, através de uma obra torcida para má direção, se notam tantas e tão preciosas qualidades latentes […]. Entretanto, seduzida pelas teorias do que ela chama arte moderna, penetrou nos domínios dum impressionismo discutibilíssimo, e põe todo o seu talento a serviço duma nova espécie de caricatura.”

Outro episódio do Monteiro foi que ele chamou Tarsila do Amaral, que na época estava com Oswald de Andrade, de “a puta do modernismo”. haha

Enfim, tirando esses fatos, Monteiro era genial. Uma das obras mais conhecidas dele foi o Sítio do Pica-Pau Amarelo, destinada ao público infantil. O que muitos pensam é que Lobato era autor infantil, maas não era.

O conto Negrinha está presente no livro Negrinha. haha Essa obra se encaixa no Pré-Modernismo Brasileiro. Na época em que foi publicada, 1920, o Brasil ainda vivia a transição do trabalho escravo para o trabalho livre. E o preconceito racial ainda era muito forte. Quero ressaltar que Lobato era extremamente preconceituoso =/ Ninguém é perfeito né !?

Neste livro ele expõe o pensamento da sociedade escravocrata daquela época. Está presente, também, uma forte crítica social.

O conto é a narrativa mais emocionante do autor. Apesar de seu preconceito, a obra de Lobato sempre teve um engajamento social. Nesse texto, a personagem-título é filha de uma escrava e, com a morte desta, passa a ser criada por D. Inácia, uma rica senhora branca acostumada ao antigo regime escravocrata, abolido em 1888. Mostra-se, portanto, a crítica feroz lobatiana, com o intuito de revelar a situação das classes menos favorecidas de uma sociedade brasileira discriminatória.

O título do conto já contém crítica. O sufixo -inha tem um caráter pejorativo.  “[…] uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados” 

Negrinha é vítima de uma sociedade racista, classista, hipócrita.

D. Inácia = adulta, rica, branca, opressora, gorda, “dona do mundo”, “virtuosa”
X
Negrinha = criança, pobre, negra, oprimida, magra, “atrofiada”, “peste”

No texto a escravidão já tinha sido abolida, mas não tinha força o suficiente para acabar com costumes sociais. Negrinha não tem nome! Isso mostra que a menina era tratada como um objeto e não como um ser humano. Negrinha também não possui nome a fim de representar todas as pessoas na mesma situação que ela.

Em um determinada parte do texto, a menina começa a ter uma certa consciência em relação a sua vida e a sua sobrevivência.

Quando Negrinha vê uma boneca pela primeira vez, ela começa a indagar se aquilo era de verdade e seus olhos brilham. Nessa parte, o autor mostra que toda criança é apenas criança. A boneca é para Negrinha a representação da igualdade, da liberdade e da humanidade, por isso, quando as sobrinhas de D. Inácia vão embora e levam consigo a boneca, a menina fica triste e solitária ao se encontrar da mesma forma como vivia antes.

Lobato mostra nesse conto a exclusão das camadas oprimidas no Brasil, que infelizmente, em pleno século XXI presenciamos situações racistas e preconceituosas e uma desigualdade sem igual. Negrinha é uma narrativa que está intimamente ligada às mudanças sociais, culturais, históricas e antropológicas do homem.

Não deixem de ler esse conto. É incrível e contagiante.. É daquelas histórias que lemos bem rápido, pois queremos saber o final haha. É um conto pequeno (4 ou 5 páginas), no entanto é extremamente rico e bem feito.

Recomendo muito!!

Beijoos

Anúncios

2 comentários em “Resenha do Conto: Negrinha

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s