J.R.R. TOLKIEN

tolkien

Um marco, enormes legados, um novo universo!

Poderia escrever livros sobre Tolkien, aliás o que já existe, mas pretendo escrever um pouco sobre esse escritor épico para marcá-lo também no blog.

Sir John Ronald Reuel Tolkien foi um escritor, poeta, doutor em letras e filologia e grande professor na Universidade de Oxford. Nasceu na África do Sul (3 janeiro 1892 – 2 de Setembro de 1973), porém, com a morte de seu pai, mudou-se com sua mãe e irmão para a Inglaterra, lugar onde seus pais nasceram.

Tolkien criou um novo universo, que mudou para sempre a literatura que conhecemos com a “literatura fantástica”. Seus personagens são orcs, magos, elfos, hobbits, anões, dragões, que são explicados em diversos livros e histórias. Sua escrita é uma arte, nos faz entrar realmente nesse mundo complexo cheio de detalhes. Cada tipo de personagem tem uma história detalhada desde muito tempo,  por exemplo, os elfos tem até uma língua antiga para eles,  imprimindo toda sua personalidade. Sim, além dos cerca de 16 idiomas que conhecia, ele também criou novos, tais como Quenya, Sindarin, Élfico Primitivo entre outros.

senhor dos aneis em quenya
I : Pode significar tanto “o” como “do”. Túrin: Significa “Senhor”. É o primeiro nome do filho de Húrin. I : Pode significar tanto “o” como “do”. Cormaron: “dos Anéis” (Imagem e explicação tiradas do tolkienbrasil.com)

A escrita desse aclamado escritor, como disse, é uma obra de arte, incluindo diversas poesias e músicas, assim como essa a respeito dos anéis e do Um anel.

Três anéis para os Reis- Elfos sob este céu,

Sete para os Senhores- Anões em seus rochosos corredores,

Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,

Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono

Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.

Um anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los,

Um anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los

Na Terra de Mordor onde as sombras se deitam.

Filmes:

Embora muitas fontes digam que ele não era a favor de adaptações. Senhor dos Anéis e Hobbit foram um sucesso também na indústria cinematográfica, sendo que a trilogia de Senhor dos Anéis dirigida por Peter Jackson conquistou 17 Oscar’s dos 30 que disputou.

Cinemascope-senhor-dos-aneis-2

Tolkien foi bastante influenciado por sua participação na 1° Guerra Mundial, sendo contra a tecnologia e seu poder, pois acreditava que traziam sofrimentos. E, com base nessa ideia,também, criou a teoria do Um Anel. Ele era o objeto de maior poder, porém ele corrompia os seres que o usavam, portanto, para Frodo ter poder teria que destruir o Um Anel e, assim, conseguir derrotar Sauron.

Outro fragmento do livro “Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” que julgo ter uma crítica nesse sentido (sobre poder e como lidar com ele) é quando Frodo está falando com Gandalf a respeito de Gollum(Sméagol).

– Não vi e não quero ver – disse Frodo. Não consigo entender você. Quer dizer que você e os elfos deixaram-no viver depois de todas as coisas horríveis que fez? Agora, de qualquer modo, ele é tão mau quanto um orc, e um inimigo. Merece a morte.

Gandalf: – Merece! Ouso dizer que sim. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados…

Gandalf-2

Alguns de seus principais livros são:

  • O Hobbit (1937)
  • Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (1954)
  • Senhor dos Anéis – As Duas Torres (1954)
  • Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (1955)
  • As Aventuras de Tom Bombadil (1962)

Algumas de suas principais publicações póstumas:

  • O Silmarillion (1977)
  • Contos Inacabados (1980)
  • O Filhos de Húrin (2007)

Referências:

Infoescolawikipediavalinortolkienbrasil.

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s