Terras Metálicas

IMG_20160117_154313486Autor: Renato C. Nonato
Publicado em 2012
Editora Novo Século
Págs. 615

Sinopse: A última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar…Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos…Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos…Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.

Terras Metálicas é uma história de ficção científica. A sociedade está vivendo em uma esfera em algum lugar protegido da radiação que se passa no antigo local que os humanos habitavam. Os cidadãos são um tanto oprimidos para seus instintos. As leis são rígidas. Saindo um pouco dela, as punições são graves. Ser mandado para as áreas afastadas ou, apenas com uma invasão de uma área exclusiva, ser punido com prisão perpétua.

A história é sobre as aventuras de Raquel, seus amigos e Tashis (Robôzinhos que circundam seu dono como elétrons haha). Quando as crianças passam pela cerimônia do implante, elas ganham chips que dão uma espécie de poder, podendo se tornar Túnel, Bio, Sibério, Antena ou Exilado. Os Túneis, como Raquel e Camila, conseguem mentalizar alongamentos de seus membros, por exemplo, para poder mexer objetos, voar. Bios conseguem manipular o corpo humano, como mudar a cor do cabelo, mudar a voz e até mesmo seus músculos… Com isso e mais a narração perfeita do escritor, que traz intensidade e vocabulário científico, de maneira alegre, eu pensei: “OMG eu vou amar esse livro!”. Maas, tenho que dizer que me decepcionou um pouco. Achei um pouco infantil. Em algumas partes parecia que tudo tinha que dar certo. Por exemplo, a habilidade de mudar de voz é uma das mais básicas que os Bios aprendiam quando entravam na Academia, no entanto quando o grupo queria entrar em uma sala dos professores, local onde eles deixavam seus pertences, que era para ser um lugar muito bem protegido, a senha para entrar nele era apenas pedir para abrir a porta com a voz de um professor, então o bio do grupo só tivera o trabalho de mudar a voz.

O livro traz um começo incrível, um mundo diferente, implantes de habilidades especiais por um chip, mas depois por muito tempo cai o rendimento, virando uma história comum em um cenário diferente, uma narração intensa em um ritmo lento. Tenho que confessar que achei, em um determinado ponto, massante. As ações, com exceção a parte final do livro, pois algumas lutas acontecem :X, são quase sempre fugas em corredores, em que tudo prospera a dar certo.

Em uma análise geral, achei a história com poucas reviravoltas e momentos que me deixou boquiaberto, o que não me fez envolver muito com os personagens. Acho que a trama poderia ser mais complexa, com pontos mais desestruturantes, coisas que cativam o leitor. Indico, pois o livro é bem escrito com um vocabulário especial, porém não muito, visto que esperava mais.IMG_20160106_022420449

Anúncios

2 comentários em “Terras Metálicas

    1. Olá, Daniel 😀 tudo bem sim e vc?
      Então… Eu não achei a história ruim, em alguns pontos eu tbm gostei. Mas é que eu esperava mais sabe!? Kk
      Obrigado por dar sua opinião 😉

      Abraços!

      Curtir

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s