Semana Halloween #Halloween e Dia dos Mortos no mundo

mortos

A consagração do Halloween tem se espalhado pelo mundo inteiro. Alguns países adquiriram essa cultura nos últimos anos, pois já tinham a tradição do Dia dos Finados/Mortos e acabaram ficando com os dois “festivais” (acho que eles perceberam também toda a magia do Halloween). Uns comemoram de maneira mais feliz com festas, desfiles, e outros de maneira mais triste com apenas a ida aos cemitérios.

O  Japão é um país que já tem como tradição o Bon Odori e Tooro Nagashi , que é parecido com o Dia dos Finados, mas também adaptou o Halloween ao seu calendário de festivais.

No Bom Odori, que é uma tradição budista, as pessoas vão para sua terra natal, pois eles acreditam que seus entes falecidos voltam para elas, então elas colocam algumas oferendas em frente a um altar budista e participam de alguns festivais e o Tooro Nagashi é o festival que acontece no último dia do Bom Odori, quando colocam barquinhos(tooros) com uma vela dentro para iluminar e  soltam eles na entrada do mar para que flutue pelo oceano.

Bon-Odori

(Danças folclóricas no Bom Odori)

bon odor

(Tooros brilhando no mar)

Na China também há comemorações do Halloween que é chamado de Teng Chieh, em qual os chineses colocam água e comida em frente a fotografia dos finados, e  fogueiras e lanternas são postas para iluminar o caminho dos mortos.

teng chieh

(Comidas, velas e bebidas no Teng Chieh)

Uma das festas mais animadas para os mortos é a do México no dia 2 de Novembro. De origem indígena, dizem que os próprios astecas e maias celebravam o dia. No Día de Muertos, os mortos têm permissão “divina” para visitar seus parentes, então, como recompensa, as pessoas comemoram o dia com comidas, bebidas, doces, que seus parentes ou amigos falecidos gostavam. As pessoas, como também acontece no Halloween, se fantasiam de caveiras, de mortos, pintam o rosto, usam máscaras.

mortos mexico

mexico

Mas, se tratando de Halloween, há alguns países que fazem celebrações memoráveis.

Na Irlanda, um dos países de origem do Halloween, a cultura vem dos celtas que comemoravam o dia na virada do ano(término do verão e início do inverno), e nessa transição a barreira entre o mundo dos vivos e dos mortos ficava mais fraca, deixando que os mortos pudessem possuir os humanos. Então,  a ideia é se fantasiar, fazer barulho, acender velas, antigamente em nabos e atualmente em abóboras, para assustar os mortos e para que eles não saibam também quem está vivo ou morto. Atualmente,  em alguns lugares na Irlanda têm concursos de fantasias e alguns festivais o/.

irlanda

Repro Free Monday 27th October 2014; World famous spectacle company MACNAS take to the streets of Dublin to present The Summoning for the Bram Stoker Festival. Picture Jason Clarke Photography
(Halloween em Dublim. Dizem que as fantasias em Dublim não são nada fofas ou eróticas, são aterrorizantes mesmo!) *0*

Nos EUA é uma tradição típica, também vinda da cultura Celta. Há alguns que até acreditam que foi lá que o Halloween começou, pois os estadunidenses investem muito na demonstração de sua cultura em filmes, desenhos, livros. E, realmente, eles fazem festas nas ruas muito maneiras 0/. Crianças fantasiadas de múmias, vampiros, fantasmas, saem pelas casas pedindo trick or treat (doces ou travessuras), as pessoas esculpem aboboras, deixando as com faces malvadas, e em vários lugares fazem concursos para decidir qual a abóbora mais aterrorizante. Além de que acontecem desfiles de fantasias.

NEW YORK, NY - OCTOBER 31: Revelers participate in the annual New York City Halloween Parade on October 31, 2013 in New York City. The parade came back in force this year, after being cancelled last year due to Superstorm Sandy and losing approximately $50,000. Organizers used the social media site Kickstarter.com to raise more than $56,000 for this year's parade. (Photo by Andrew Burton/Getty Images)
(Desfile de Halloween em New York City) (Photo by Andrew Burton/Getty Images)

Nos EUA, a comemoração é tão grande que até as tartarugas participam hahahaha.

tartaruga

(Tartaruga no Halloween Foto: REUTERS/Ken Bohn/San Diego Zoo)

 

Algumas fontes para mais informações: Japão, Japão1, China, México, Irlanda, Irlanda1, EUA.

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s