Resenha: Uma breve história das guerras

Eu poderia descrever este livro em apenas uma palavra: POLÊMICO!

IMG_8366

Olhando o nome do livro e uma capa que não diz tanta coisa, prejulgamos a obra como uma resumo e repetição do que aprendemos nas aulas de história do Ensino Médio. Mas como sabemos, prejulgamentos são apenas formações de ideias daquilo que não conhecemos e, na maioria das vezes temos pensamentos errados. Neste caso não é diferente.

Podemos descartar a hipótese de livro referencial e sem emissão de opinião. O que o autor, Geoffrey Blainey, faz nas 240 páginas do livro é totalmente opinativo e reflexivo. A princípio já é colocado outro ponto de vista sobre as discussões do tema “Guerra” quando é estudado: onde está a paz no meio disto tudo? Por que ninguém fala desse assunto? E os intervalos entre as guerras, por que ninguém comenta sobre isto?

Blainey também da uma solução extrema daquilo que nos acostumaram a responder sobre o motivo do início dos conflitos. Ele conta que dinheiro é um potencial para começar, mas que não é o principal. A exposição do outro lado da moeda continua pelo restante do livro.

Para quem já gostava das mirabolantes histórias das guerras que diversos livros contam, vai gostar ainda mais de ver este assunto abordado de um jeito diferente.

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s