Paulo Freire

paulo

Reservei esse post para falar um pouco sobre Paulo Freire =D 

Paulo Freire foi um dos maiores educadores do Brasil e do mundo. Seu trabalho com pedagogia atravessou fronteiras. A didática simples baseada em questões rotineiras (que sempre mencionava coisas que aconteceram com ele em sua vida), proporcionou-lhe a ida a lugares prestigiados no mundo acadêmico, tais como Universidade de Cambridge, Harvard e muitos outros, ganhando prêmios por onde passou.

Muitos dizem que ele era aquilo que escrevia, então, lendo um texto dele conheceria a vida dele, inclusive há um texto dele “A importância do ato de ler” que ele escreveu um pouco a respeito da leitura de vida, dizendo a seguinte frase “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Paulo acreditava que eramos capazes de ler, mesmo antes de conhecer as letras, pois conseguíamos fazer a leitura do que estava acontecendo em uma determinada ocasião, por exemplo, uma noite escura, que não havia luzes, com diversos ruídos, que o assustava. Ele escreveu: “Não havia melhor clima para peraltices das almas do que aquele. Me lembro das noites em que, envolvido no meu próprio medo, esperava que o tempo passasse, que a noite se fosse, que a madrugada semiclareada viesse chegando, trazendo com ela o canto dos passarinhos “manhecedores” “. Ele menciona várias leituras que ele fazia sobre seu mundo em sua infância mesmo antes de saber ler uma palavra.

Quando já estava formado, foi convidado para trabalhar no SESI e logo começou a inovar com seu estilo pedagógico.

sesi

Há relatos que ele conseguiu alfabetizar 300 trabalhadores da cidade de Angicos no Rio Grande do Norte em apenas 40h com seu método de ensino. (Para saber mais, veja essa reportagem: clique aqui). Freire queria levar a educação à todos, ao longo de sua trajetória entrou para a escola Marxista, lutando por direitos humanos.

Mas então veio a “ditadura” e Paulo fora exilado do Brasil. Passaram-se em torno de 16 anos. Nesse tempo inspirou e conquistou seguidores no Chile, Suíça, África, e escreveu alguns livros, apesar de nunca esconder sua extrema tristeza por estar fora de seu país.

ler

Paulo Freire escreveu vários livros, dentre eles estão: “Política e Educação”, “Pedagogia da Indagação”, ” A Importância do Ato de Ler”.(todos esses estão contidos na Biblioteca Digital Paulo Freire). Em um filme da biografia dele, alguns professores de Universidades aqui do Brasil alegam que utilizavam esses livros em suas aulas de maneira escondida, pois eram proibidos.

politica-e-educacao

Quando voltou ao Brasil, fora recebido com muito prestígio por todos, deu inúmeras palestras, com aplausos de pé. Se consagrou como um intelectual amoroso, conquistando fãs e adeptos aos seus métodos de ensino por todo o mundo.

Para quem quiser saber mais, deixo este artigo a respeito da vida dele aqui. (O artigo foi elaborado pela Unesp de Marília a partir da palestra “Vida e Obra de Paulo Freire”).  

AJB/RIO - 24/07/09 PAULO FREIRE - EDUCADOR, REGRESSA AO BRASIL DEPOIS DE 10 ANOSDE EXILIO. FOTO PRODUZIDA EM 10/08/79 FOTO: ISAIAS FEITOSA/CPDOC JB

volt

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s