Leitura digital é o futuro?

Uma dúvida bastante mencionada atualmente é: será que a leitura digital irá substituir os livros impressos? Bem como, uma outra dúvida que por sinal pode mudar o resultado da primeira, ler em aparelhos digitais, tais como kindle, smartphone, computador, é tão prazeroso quanto em um livro?

Só para deixar claro, eu não tenho as respostas para essas perguntas, mas podemos fazer um desenvolvimento sobre o assunto.

Há tempos atrás, a leitura era algo que apenas poucos poderiam realizar, visto que não havia uma maneira rápida de fazer cópias, então os livros deveriam ser copiados à mão, dificultando muito o processo, uma até mesmo porque poucos sabiam ler, e outra pois menos ainda sabiam escrever para fazer a copia, aliás, na época, grande parte era feita por membros religiosos, e portanto, poderiam definir o que seria passado adiante.

biblia a mao

(Bíblia escrita à mão)

Com o surgimento da impressão, o processo se tornou mais rápido, e por consequência, é raro ver algum livro escrito à mão nos dias atuais. Os livros impressos passaram a ser desenvolvidos em todo globo, cada vez mais acessível a uma grande parte dos seres humanos.

prensa de gutemberg

(Prensa de Gutenberg, antes dela havia cerca de 30 mil livros pela Europa, e após 50 anos, em torno de 9 milhões)

Porém, como a tecnologia sempre está mudando, uma nova forma de ler tem se tornado muito comum e usual. A leitura digital vem crescendo nos últimos anos, com o intuito de ser mais prática do que a impressão.

kindle

Contudo, apesar da impressão ter facilitado muito o processo de cópias de livros, assim como a digital vem sendo proposta, a primeira inovação tem algo incomum, pois ela ainda continua sendo em papel, sendo assim, a diferença foi pouca, relacionada apenas a facilidade de cópia, não precisando mais o trabalho braçal de copiar palavra por palavra, fato que deve ter proporcionado uma escolha mais fácil de qual forma deveria se expandir. No entanto, a digital mexe com alguns paradigmas, ou simplesmente gostos. Por se tratar de uma leitura que não é feita em papel, muitos podem dizer que perde a magia do livro, aquela mudança de página, poder tê-los nas mãos, fazer sua própria estante. De fato, eu sou um desses. Ainda que tenham alguns dispositivos que imitam bem a cor de uma página de maneira que não force a vista,  para a leitura de historias literárias, eu não consigo preferir em um aparelho digital, sem contar que livros são lindos *–*

IMG-20151008-WA0001[1]

(Estante linda da Bianca Nunes *-*)

Mas, para a leitura de artigos científicos ou leituras mais rápidas, eu acabo preferindo ler em PDF, acho muito mais cômodo, aliás não consigo imaginar eu tendo que imprimir todas as folhas de artigos para poder ler, acredito que é uma contribuição muito grande com a difusão da ciência. Com esses aparelhos, a informação é passada de maneira muito mais rápida, por exemplo, em bibliotecas online, que atualizam diariamente seu conteúdo, assim como o periódico da CAPES, dando acesso a uma quantidade de pessoas considerável, tudo ao mesmo tempo. Alguém descobre algo e logo já está lá para todos verem seu feito (isso também é válido para mídia jornalística). Agora, imagine uma biblioteca de artigos científicos que se precisa atualizar seus conteúdos diariamente. Seria uma loucura. Agora pense quantas impressões iriam precisar para transmissão da informação nova para o mundo inteiro. Isso me remete um pouco aos jornais nas bancas, e agora começo a entender o porquê está cada vez mais difícil de ver bancas de jornal bem sucedidas.

Portanto, cada tipo tem seus méritos, e mesmo embora muitos estudiosos digam que  no futuro a leitura digital será a mais vista, muito em parte pela facilidade (espaço de armazenamento, poder ter toda sua biblioteca na mão, ler um livro de 1000 págs. pesando poucas gramas em sua mão), mas também, e muito importante, questões sustentáveis, ainda tenho minhas dúvidas, pois a tecnologia é feita para facilitar a vida dos humanos, mas em primeiro lugar ela é feita aos humanos, então eles tem que gostar, e também pois, em questões sustentáveis, também podemos pensar que esses novos aparelhos demandam vários tipos de materiais que podem afetar um desenvolvimento sustentável. No entanto, postando todas essas dúvidas de lado, temos que ter em mente que o importante são as histórias contidas dentro de qualquer que for o meio de leitura, tudo que elas podem acrescentar em nossas vidas, boas histórias *—* \o/

Anúncios

5 comentários em “Leitura digital é o futuro?

  1. Eu, apesar de ler muita coisa por e-book, como revistar, artigos, alguns livros descartáveis….
    Ainda prefiro os livros físicos, principalmente com as capas lindas *–* E também como muitos falam, não me importo em reservar um espaço para ter uma mini “biblioteca”

    Curtir

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s