Pausa para reflexão.

pensadores

Os integrantes do blog Mais Um Leitor foram chamados recentemente para uma entrevista para responder algumas perguntas de um Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Anhembi Morumbi. Dentro das questões houvera uma perguntando o seguinte: ” Qual a importância da leitura para os jovens hoje?”. O que, a princípio, não achei uma pergunta simples de se responder, mas depois, pensando na questão, gostaria de deixar uma reflexão da importância da leitura para os jovens.

A leitura, não só para os jovens, como para todos os cidadãos em uma sociedade, é essencial. O vocabulário e, portanto, a comunicação são fortificados com essa prática; os seres humanos precisam se comunicar, sendo que este é um dos diferenciais que nos tornam humanos: uma boa articulação da fala. Entretanto, vocabulário é algo que se pode melhorar apenas com exercícios, lendo dicionários, com todas as diversas palavras existentes, cada uma com um significado singular, umas como sinônimos, mas sem dúvida, cada uma pode ter um contexto apropriado para atribuir o melhor significado desejado.

Logo, essa tal importância precisa ser melhorada, apresentada de uma forma mais essencial ainda, quando pode-se começar a pensar na leitura diversificada, onde lê-se o que escritores de regiões e épocas diferentes escreveram, por exemplo, a  leitura do livro “O príncipe” que foi escrito há mais ou menos 500 anos ainda deixa ideias que incomodam a sociedade atual, demonstrando um problema que ainda não foi resolvido, ainda não se sabe qual o melhor caminho a seguir nas escolhas tomadas, se importar com o resultado de sua atitude, ou, como Kant pensou, um bom tempo depois, com o ideal daquilo que propôs? Assim como a leitura de um livro escrito na África, com a história passada por quem está vivendo lá, e entender um cenário diferente dos que falam de longe, e que podem não estar sentindo a sua realidade e, talvez, não seja apenas uma história, como muitos acreditam que é assim que ocorre, falou em África, então pensa que sabe muita coisa, pessoas sofridas, pobreza, conflitos. Não quero falar que não há essas coisas, mas qual o motivo de tudo isso? Como realmente pensa alguém que está no local? Há outras realidades dentro do mesmo continente? Outro exemplo a ser citado são os conflitos no Oriente Médio, em quais é difícil não pensar que são malucos, terroristas, esquecendo que esse não é o único cenário de uma região tão ampla como aquela, e quando vê alguém de lá já associa a algum “terrorista”. Todos esses exemplos, os quais são pouquíssimos, dentro dos incontáveis que poderiam ser citados também, poderiam ser diminuídos com a leitura diversificada, pois tendo visões diferentes dos acontecimentos é difícil chegar na conclusão em que há somente um errado, um atingido. Estou pensando em preconceitos, talvez um dos maiores problemas do mundo, julgar sem conhecer direito, não conhecer a cultura do que está distante e achar que tudo que é bom para si é bom para os outros, de achar que toda cultura diferente não é a correta, tampouco pensamentos diversos. Então, é claro que conhecendo o mundo ao redor, lendas, mitologias, religiões, músicas, diversões, escritas por pessoas de diversas regiões, passa-se a ouvir a história contada pelo mundo, e não apenas por “uma mídia”.

Portanto, como os jovens são os futuros pensadores dessas regiões, provavelmente, se a maioria passar a ler e abrir a cabeça para toda diversidade do mundo,  julgaria menos os outros e tentaria entender mais as dificuldades de cada povo. Mais conhecimento, menos julgamento, mais conversa menos tiros.

E para vocês? Quais são as importâncias da leitura para os jovens hoje?

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s