Filme: Hooligans

Ah, e você acha que o futebol brasileiro é violento?

Antes de mais nada…Vamos ver um pouco de história:

Hooligan (para a língua portuguesa do inglês hooligan,”vândalo”, pronuncia-se “húulegan”) refere-se a um comportamento destrutivo e desregrado.
Essa palavra começou a ser associada com jogos de futebol, devido a violência que acontecia entre as “firmas” (é tipo nossas torcidas organizadas, Macha Verde, Gaviões da Fiel, Independente..), isso começou em na década de 1960, com destaque na Inglaterra.

Na final de 1985, podemos citar uma das maiores tragédias no mundo do futebol, a tragédia do estádio do Heysel, na Bélgica, Liverpool vs Juventus, com 38 mortos e um número indeterminado de feridos… Eu achei algumas fotos na net, eu não achei pesadas, mas para continuar lendo clique em “continuar lendo”.

4f29b1aa768a7_684_!tragedia-heysel-3

A torcida do Liverpool foi responsabilizada, e a punição foi que nenhuma equipe inglesa poderia participar de uma competição europeia por 5 anos.

Maaaaas, o que tudo isso tem haver com o filme?
Bom, nesse filme acompanhamos uma das firmas, através dos olhos de Matt (Elijah Wood = Frodo) que foi expulso de Harvard de forma injusta, faltando apenas 2 meses para se formar…

20178615 Sinopse: Após ser expulso injustamente da Universidade de Harvard, Matt Bruckner (Elijah Wood) decide ir para a casa de sua irmã em Londres. Lá ele faz amizade com seu cunhado, Peter Dunham (Charlie Hunnam), que o apresenta ao submundo dos hooligans do futebol inglês. Logo Matt aprende a marcar seu território, através das amizades que desenvolve neste mundo secreto e violento.

hooligans_1Eu amei esse filme!
Ele consegue mostrar tanto o companheirismo que é criado entre os membros da torcida, quando a loucura e o fanatismo, conceitos de “defender o território” e a “reputação” da firma.

hooligans2 E as vezes vemos que o futebol, o real motivo de ter a torcida, é deixado de lado, e a briga a rivalidade entre as firmas se torna o real motivo deles irem ao jogo…

Curiosidades…
Separei as 6 maiores firmas:
Millwall Bushwackers, ligada ao Millwall (citada no filme)
Aston Villa Hardcore, ligada ao Aston Villa
Birmingham Zulus, ligada ao Birmingham City FC
Inter City Firm, ligada ao West Ham United
The Red Army, ligada ao Manchester United
Chelsea Headhunters ligada ao Chelsea.

Até onde eu sei, isso parou de acontecer.
Espero que não volte…

#euindico

Obs.: Tem no Netflix

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s