Mulheres – Henry Charles Bukowski

Quem é Buk? Um poeta, contista, romancista nascido na Alemanha.

Buk viveu em Los Angeles grande parte de sua vida, passou parte de sua vida bebendo, escrevendo alucinadamente e trabalhando em empregos temporários, em 1971 surge seu  alter ego Henry Chinaski, o que deixaria Buk famoso… Chinaski faz parte de todos os seus romances exceto em Pulp, sua ultima obra. Suas principais influencias foram Dostoiévski pelo pessimismo e Hemingway pelas frases curta e jeito simples de escrever.

buk 2

A leitura de Buk é extremamente autobiográfica, sempre sonhou em ser reconhecido pelo seu trabalho. De estilo agressivo, e extramente realista ele sentava em sua máquina de escrever e, com uma sutileza surpreendente, deixava fluir seus pensamentos sem censura alguma. Bukowski vivia em um mundo atormentado e distorcido, totalmente fora dos padrões impostos pela sociedade de sua época. O escritor nunca fez questão de esconder que seus trabalhos eram, quase sempre, autobiográficos. E sua falta de discrição era tão grande, que durante toda vida teve de lidar com a quebra de laços de amizade. Ele citava, sem qualquer preocupação, nomes e, quando muito inspirado, fazia duras críticas às pessoas que o cercavam. Repulsa, nojo, ódio, amor, paixão e melancolia. Esses são alguns dos sentimentos que mais inspiraram Charles Bukowski, que passou a vida nos becos dos Estados Unidos, na composição de toda sua obra. Cada poesia, cada romance e cada conto do escritor traz um pouco da vida do “Velho Safado”, como ficou conhecido no mundo inteiro.

Buk hoje é muito reconhecido por seus romances crus, poemas melancólicos e contos muito bem humorados…

Mulheres

“Eu tinha cinquenta anos e há quatro não ia pra cama com nenhuma mulher.” e assim começa Mulheres, Henry Chinaski escritor, alcoólatra, amante de música clássica, depois de tanto tempo longe da mulheres Henry volta a ativa, conhece Lydia, uma louca e linda mãe de dois filhos, e louca, tipo, muito louca… depois vem  April, Lilly, Dee Dee, Mindy, Hilda, não importa o nome Hank mergulha de cabeça nelas e bagunça suas vidas, as enlouquece. Um velho, feio, bêbado, solitário de cinquenta anos e elas gostam dele, o consideram um bom sujeito. O livro é de 1978 e o terceiro romance de Buk, é a essência de sua literatura: com o velho Chinaski, ele sintetiza a alma de todos aqueles que se sentem à margem.

O livro é leve e rápido, cheio de diálogos, e de leitura fácil, com reflexões sobre vida e relacionamentos. O interessante é que você lê, e sabe que ta vendo o Buk nas entrelinhas, você sabe que ele é o Chinaski, você sente a presença dele no livro. Duro, realista e cru é assim que Mulheres é. Não, não é um livro para crianças, não é nada fora da realidade, é muito bom, muito bom mesmo, recomendo qualquer livro dele Hollywood, Misto-quente, Notas de um velho safado, Numa fria, Pulp, Ao sul de lugar nenhum, O amor é um cão dos diabos, Delírios cotidianos, A mulher mais linda da cidade…

buk

Ahh e sem esquecer o lado poeta de Bukowski vou citar o qual mais gosto dele…

“conselho de amigo para muitos jovens

Vá para o Tibete.
Viaje de camelo.
Leia a Bíblia.
Tinja de azul seus sapatos.
Deixe crescer a barba.
Dê a volta ao mundo numa canoa de papel.
Assine o The Saturday Evening Post.
Mastigue apenas com o lado esquerdo da boca.
Case com uma mulher sem uma perna e se barbeie com uma
navalha.
E entalhe seu nome no braço dela.

Escove os dentes com gasolina.
Durma o dia todo e suba em árvores à noite.
Seja um monge e beba chumbo grosso e cerveja.
Fique com a cabeça debaixo d’água e toque violino.
Faça a dança do ventre diante de velas cor-de-rosa.
Mate seu cão.
Candidate-se para prefeito.
More num barril.
Arrebente sua cabeça com um machado.
Plante tulipas na chuva.
Mas não escreva poesia. 

Henry Charles Bukowski.”

buk3

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s