Resenha: O livro negro da negociação

O livro escrito por Flávio Tomé, é um guia mostrando o que fazer e o que não fazer em uma negociação. Se você trabalha ou estuda algo que envolva o assunto, o livro é ótimo, e de uma leitura fácil.

Sinopse: Qual a diferença entre o seu trabalho impecável, currículo brilhante e força de vontade insuperável, mas que não saem do lugar, e a ascensão repentina do seu colega recém-chegado na empresa?
Qual o mistério por trás de todo grande bem-sucedido, que muitas vezes nem concluiu o ensino superior, mas está muito a frente de você?
Vemos que a educação formal ajuda, mas não é decisiva para que tudo dê certo. Nem a genialidade, tampouco a sorte. É o poder de negociação. Habilidade que exercemos o tempo todo, desde os primórdios, com uma infinita gama de oponentes, cujos interesses nem sempre serão os mesmos que os seus. Incluímos até Deus nesta jogada. Basta saber fazê-lo, para que ninguém o faça melhor do que você.
Este livro convida você, portanto, a conhecer o lado “negro” da negociação, ou seja, o que era secreto, o que era segredo. Aquilo que ninguém mencionou em sala de aula, e deixou você perdido no mercado de trabalho. Longe de pretensões acadêmicas, ele diz a realidade para que se torne um negociador criativo e valioso para a empresa onde você trabalha, para seu próprio negócio ou para seus clientes. Aqui você vai conhecer como o sucesso chega rápido para quem sabe planejar e atingir seus objetivos com eficácia.

“Tudo na vida é negociável em maior ou menor escala” (cap I)

O primeiro capítulo foi o que eu mais gostei, pois mostra como a negociação está na nossa vida desde quando somos pequenos. As crianças geralmente gritam, choram… até conseguirem o que querem, e isso é uma forma de negociação explicado no livro.

“Você pode vencer a batalha totalmente ou em parte” (cap III)

Nesse capítulo é informado como derrotar um inimigo. Construir estratégias a partir de uma investigação sobre o alvo, saber usar bem as informações e ser criativo nas fontes de pesquisa.

“O negociador trata dos assuntos como se tivesse todo tempo do mundo, enquanto busca um final rápido” (cap XI)

Como você age com a sua ansiedade e seu nervosismo? todos nós geralmente demostramos quando sentimos isso, mas tem como controlar! No ramo da negociação jamais pode demonstrar tensão.

“Quando se zangar feche a boca.” (cap XXXI)

Nunca faça cena, nunca comece uma briga por um momento em que você ficou irritado. Por isso, evite discussões baseadas em suas emoções.

Anúncios

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s