Especial Friends – Influência

Não é à toa que mesmo após 20 anos do seu lançamento, que foi em setembro de 1994, na rede de televisão norte-americana NBC, a série continua entre as mais assistidas na TV à cabo e baixadas na internet pelo público, que vai desde a galera que foi adolescente naquela época e hoje está na faixa dos 30, até quem é jovem hoje em dia.

Mesmo com tantas opções de seriados, a história dos seis amigos ainda roda pelos aparelhos de TV de dezenas de países, seja nas reprises dos canais abertos ou por assinatura, ou nos boxes de DVD (aliás, foi a melhor aquisição que já fiz na vida ♥).

Mas qual o segredo de tanto sucesso? Segundo o crítico de cinema Marden Machado isso acontece porque rola uma forte identificação entre o público e os personagens. “São seis personagens bem diferentes e caricatos, então é fácil você olhar para um deles e se achar parecido ou conhecer alguém que seja”, diz. Sem contar que quem é muito fã tende a apresentar a série para os amigos, filhos e outras pessoas de novas gerações para que eles conheçam Friends. Como sempre dá certo, a série ganha, a cada ano, novos seguidores.

Outro fator que influencia a fidelidade do público é o tempo de duração dos episódios: 22 minutos (meia-hora quando exibidos na televisão, por causa dos comerciais). Como são curtinhos, fica fácil acompanhar e em pouco tempo ver uma temporada inteira. Ao todo foram dez anos de história, 236 episódios e muito amor envolvido.

O programa já foi transmitido em dezenas de países e continua com boas audiências. O seriado arrecadou cinco Prêmios Emmy (incluindo um na categoria Emmy do Primetime para Melhor Série de Comédia), um Globo de Ouro, dois SAG Awards e 56 outros prêmios com 152 nomeações. Em 2002, a revista especializada em televisão TV Guide lançou uma lista com os 50 melhores programas da televisão e Friends ficou em 21º lugar.

Embora os produtores imaginaram Friends como “apenas um programa de TV”, vários psicólogos pesquisaram o impacto cultural da série durante o seu tempo de exibição. O penteado Aniston foi apelidado de “The Rachel” e copiado em todo o mundo. A frase de Joey, “How you doin’?” (em português: Como você está?), tornou-se uma expressão popular da gíria do inglês ocidental, muitas vezes usada como uma saudação de amigos.

Esse ano as eternas Rachel, Monica e Phoebe participaram do programa de Jimmy Kimmel e contracenaram em uma réplica do apartamento de Monica na série. É apaixonante:

Ps: Me emocionei fazendo esse Especial, espero que tenham gostado! 

I’ll be there for you, cause you’re there for me too

Anúncios

3 comentários em “Especial Friends – Influência

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s