George Orwell – A revolução dos bichos

Não, esse livro não tem nada de infantil, é um sátira crítica a Stalin em plena segunda guerra mundial… por que eu estou lendo? Já li no ensino médio, mas esqueci da história, daí ganhei ele de presente do meu primo esse ano *–* e comecei logo depois de WondLa (post anterior e ótimo livro)…

Os animais da Granja Solar trabalham incessantemente, não comem o suficiente e não descansam o quanto precisam. Assim, perto da morte, um porco chamado Major reúne os animais no celeiro e decide dividir com eles seus pensamentos e abrir os olhos deles sobre o tratamento que estão recebendo do granjeiro Jones. Ele fala sobre o futuro, sobre revolução, e explica que os animais poderão trabalhar para si mesmos e que os humanos deixarão de ser a espécie dominante.

Após a morte de major, os animais da granja liderados por dois porcos (Napoleão e Bola de Neve) tomam a granja e a renomeiam Granja dos Bichos.

George Orwell é um autor muito conhecido principalmente por seus livros,1984 A Revolução dos Bichos, que são considerados clássicos.

George Orwell desenha os acontecimentos de sua história de acordo com o modelo básico de uma tomada da ditadura de esquerda, a imposição de regras, manipulação da verdade, demonstrações de crueldade e força.

Apesar de ser uma paródia que segue à risca a trajetória da União Soviética, pode ser ligada em muitos temas de qualquer lugar e época. A ganância, a corrupção, o controle da mídia ( representado pelo porco Garganta), podem ser facilmente assimilados por qualquer um que leia a obra, mesmo sem saber absolutamente nada sobre o contexto soviético.

Nós nos sentimos dentro da Granja, as injustiçam nos chocam e sentimos verdadeira compaixão pelos animais. E pensamos, poxa… aconteceu com pessoas de verdade!

Vale muito à pena ler, não só para “conhecer” de dentro uma ditadura, mas também uma forma de abrir um pouquinho nossos olhos sobre o que ocorre na nossa própria sociedade.

O livro é fininho, dá pra ler bem rápido. Eu super recomendo à todos! Aliás  é presença obrigatória nas nossas estantes.

Baby

Anúncios

2 comentários em “George Orwell – A revolução dos bichos

Olá, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s