Uma Dobra no Tempo

0 Flares 0 Flares ×

Fantasia, Ficção Científica  / 240 Paginas /Editora HarperCollins Brasil / Autora Madeleine L’Engle / Publicado em 2017 (1962) /  Classificação 3.5/5 / Compre & Compare Saraiva/ Fnac / Livraria da Folha

Sinopse: Em ‘Uma Dobra no Tempo’, o pai de Murry e Charles Wallace, um exímio físico, está desaparecido há dois anos. A aventura começa quando, em uma noite de tempestade, eles recebem a visita de uma senhora peculiar, a sra. Quequeé, que foi tirada de sua rota pelo vento enquanto viajava pelo tempo e espaço utilizando o tesserato. Na companhia de mais duas criaturas sobrenaturais, a sra. Quem e a sra. Qual, e de um garoto chamado Calvin O’Keefe, eles partem pelo universo em busca de qualquer indício do paradeiro do dr. Murry. Mas o que eles descobrem vai muito além disso: todo o universo está sendo atacado pela Escuridão, uma força perigosa que traga a luz das estrelas e dos planetas, em uma luta contra o mal que parece nunca acabar.

Olá, leitores.

Hoje, eu trago pra vocês um dos livros mais comentados nesses últimos tempos 🙂

Se trata de uma história já antiga, publicado em 1963, mas que vem inspirando outras histórias durante anos.

Quando eu comecei a ler, preciso dizer que parecia estar iniciando uma leitura épica. Estilo Percy Jackson, em que crianças são levadas a uma aventura guiadas por entidades. Mas, nesse caso, nada de deuses gregos, nórdicos… Em uma Dobra no Tempo, suas entidades guiadoras são espécies de senhoras com aparência de bruxas que na verdade são estrelas mortas que agora cuidam de tudo que acontece no universo, e os guerreiros nessa história são os grandes pensadores que já existiram na Terra: Shakespeare, Albert Einstein, Leonardo da Vinci… Mas especialmente nessa história, nós acompanhamos a história da família de Meg e Charles Wallace.

Meg e Charles Wallace são dois irmãos que ainda são crianças, sendo que Charles Wallace ainda está com 4 anos de idade, mas era dotado de inteligência incomum. O que eles tinham em comum? O pai dos dois era um desses grandes pensadores que lutavam pela Terra, e sumiu do mapa em uma dessas missões. Sendo assim, os irmão e o amigo Calvin vão entrar em uma aventura intergalática para salvar o pai, mas pouco sabiam que na verdade entrariam em uma aventura para salvar o mundo.

Como eu disse, parecia uma aventura que ficaria para minha coleção de melhores leituras, tinha o potencial para ser isso e um pouco mais.

Mas aí a leitura começou e eu comecei a não gostar tanto da história 🙁

O motivo?

A história é muito infantil e simples.

Quando eu penso nesse tipo de livro mais sci-fi, eu imagino uma narração um pouco mais rebuscada para explicar as teorias por trás da história, mas isso simplesmente não acontece. Existem algumas teorias sim que a escritora para um tempo para explicar, por exemplo, a viagem na dobra do espaço-tempo.

Mas, a maioria simplesmente os personagens estão em um local aí do nada acontece algo com eles que, às vezes, não faz tanto sentido ou é muito previsível, de maneira que quem gosta de reviravoltas e gosta de ser surpreendido pelo livro irá se incomodar.

Por exemplo, Calvin, amigo dos irmãos entra na história DO NADA e vira amigo íntimo de Meg sem mais nem menos.

Eu atribui o fato da previsibilidade por ser um livro com classificação infanto-juvenil, de modo que não deve ser uma leitura mais rebuscada, mas de fato o contexto do livro me enganou bastante, pois demandava maiores explicações.

Então, resumindo… para mim, eu esperava muito mais, de modo que não leria o livro se soubesse como é, mas com certeza, ele deve ser muito bom para quem gosta de leituras bastante leves.

Mas não se engane haha. Não estou querendo dizer que se trata de um livro ruim. É sim um livro bom. No entanto, EU esperava outro tipo de leitura e acabei me frustrando por minhas próprias expectativas rs. Acho que é muito mais parecido por exemplo com o Mágico de Oz, no sentido de previsibilidade e as coisas irem acontecendo sem muitas explicações do que Percy Jackson. (Apesar de que eu preferi bem mais Mágico de Oz  do que Uma Dobra no Tempo 😀 ).

0 Flares Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
The following two tabs change content below.

Renan

Adora histórias de fantasia no melhor estilo medieval, sci-fi, e também as que fazem pensar sobre a sociedade, culturas, mitologias. Estudante de Engenharia de Materiais na Universidade Federal do ABC.

Latest posts by Renan (see all)