Resenha: Mistborn – O Herói das Eras

0 Flares 0 Flares ×

Fantasia, Ficção Científica  / 688 Paginas / Cortesia Editora Leya / Autor Brandon Sanderson / Publicado em 2016 /  Classificação 5/5 / Compre & Compare SaraivaFnac Livraria da Folha

Enfim chegamos ao fim dessa trilogia, e eu só posso dizer que fiquei triste.
Vin, Elend, Sazed, Fantasma vão ter uma última aventura, a mais difícil de suas vidas para enfrentar.

Eu fiquei bastante tempo observando Mistborn pra começar a ler, afinal trilogias grandes assim têm que ser escolhidas muito bem, porque a leitura vai ser bem extensa.

E demorou um pouco pra perceber, mas ela acabou 🙁 Isso foi triste , ok? 😁

Eu demorei um pouquinho pra iniciar essa resenha, porque simplesmente não sabia a melhor maneira de escrevê-la, de maneira que eu realmente passasse o que senti no livro.

Mas vamos comentar sobre o livro né? Podem ler tranquilo a resenha mesmo quem ainda não leu o primeiro livro que eu vou tentar não dar spoiler , com o intuito de inspirar você começar a ler !!

Desde lá no primeiro livro já era possível perceber que Brandon Sanderson iria criar algo novo e especial. Um sistema de magia que pelo menos eu nunca tinha visto anteriormente. E ainda incluído em uma sociedade doutrinada por um tal senhor soberano que era conhecido como um deus. Alguém que criou e mandava tudo. Muitas coisas aconteceram, personagens novos, espécies, magias (metais) novos descobertas, reviravoltas no modelo da sociedade. Tudo passado de pouco em pouco ao longo da trilogia. (Se você quiser um pouco de spoiler do livro 2, leia a resenha, clicando aqui).

Até chegar no ponto em que nos encontramos aqui. No último livro. Em que cada personagem já virou seu amigo íntimo.

No último livro, nós não temos apenas a resolução dos casos. Nós temos desenvolvimento dos personagens ainda. Por exemplo, o Fantasma que era um garoto imperceptível acaba virando um ícone do livro (um dos meus personagens favoritos). (Ok , eu dei um mini spoiler. Desculpa :()

Mas lembra que eu disse que esse seria o maior desafio para a gangue que Kelsier reuniu?

Então… acontece que a população está sendo atacada por um deus de verdade. Ruína, um deus oniciente quer o fim do mundo. Quer acabar com tudo que já existiu. E vai usar tudo que pode para ser sucedido: os inquisidores, kandra, koloss…

Elend e Vin deverão liderar a equipe em busca da descoberta de segredos sobre a alomancia que poderão ajudá-los, mas isso não será fácil, pois terá muita gente no caminho deles que não percebeu que o perigo está a caminho e simplesmente não quer cooperar. O que nos leva a uma dúvida: será o futuro do planeta um fardo muito grande para dois jovens?

De novo, eu queria falar das teorias criadas pelo Brandon. Cara, é muito foda! 😂
É até difícil explicar numa resenha eu vou dar só algumas indicações das dúvidas que o livro vai te deixando e que fica sem nenhuma ponta solta. Mas é claro sem te dar a resposta. Afinal eu quero muito que vocês leiam.

Em Mistborn tem a teoria de que tudo há um equilíbrio. Então se existe um deus intitulado de ruína que quer destruir tudo. Onde é que está o outro deus da construção?
Como uma pessoa pode querer ser democrática e escutar os conselhos de outras em plena guerra, em que a cada tomada de decisão sua pode ser o fim de tudo?

a gente sempre vai estar lidando com isso. Tomada de decisões, e como isso pode afetar tudo ao seu redor.

Finalizando.. Eu poderia escrever textos e mais textos sobre Mistborn, mas eu só queria dizer que essa trilogia é épica! Claro, com algumas coisinhas que eu acho que poderia ser um pouco melhor, por exemplo, as vezes o Brandon é muito repetitivo, mas nada que vá atrapalhar a leitura. Mas, voltando, é FODA!!!

INDICADÍSSIMO!

0 Flares Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
The following two tabs change content below.

Renan

Adora histórias de fantasia no melhor estilo medieval, sci-fi, e também as que fazem pensar sobre a sociedade, culturas, mitologias. Estudante de Engenharia de Materiais na Universidade Federal do ABC.

Latest posts by Renan (see all)