Resenha: Crônicas de Espada e Feitiçaria

0 Flares 0 Flares ×

 Crônicas de Espada e Feitiçaria. O mundo da fantasia jamais foi o mesmo…

Sinopse: Uma antologia com o melhor do gênero conhecido como “espada e feitiçaria”, incluindo uma novela inédita de George R.R. Martin passada no universo de “As Crônicas de Gelo e Fogo”.

O gênero de fantasia produziu muitos dos heróis que consideramos inesquecíveis. Personagens clássicos que fizeram do gênero de “espada e feitiçaria” uma sensação, uma pedra fundamental na ficção fantástica – engendrando seus próprios contos de magia e coragem em aventuras imperdíveis.

Gardner Dozois preparou uma seleção e tanto em Crônicas de espada e feitiçaria. Nas mãos de Robin Hobb, Walter Jon Williams, Lavie Tidhar, Garth Nix e George R.R. Martin, vamos rever os personagens FitzCavalaria, da “Saga do Assassino”; o aventureiro Quillifer; o “pistoleiro viciado” Gorel de Goliris; Sir Hereward e Mister Fitz; e, em Westeros, muito antes dos eventos passados em A guerra dos tronos, conheceremos a história de uma rivalidade entre irmãos da Casa Targaryen que teve feitos trágicos e desastrosos.

Esses e outros contos que compõem o volume prestam uma homenagem ao gênero tido como precursor da fantasia épica. Um mergulho profundo e divertido em histórias que, a cada dia, conquistam mais e mais leitores por todo o mundo.

Ficção, Romance, Aventura & Fantasia / 505 Paginas / Cortesia Leya / Autor Gardner Dozois/ Publicado em 2018 / Classificação 5/5 / Compre & Compare Fnac Livraria da Folha

O que realmente dizer sobre um livro que reuni grandes nomes do mundo da fantasia, com contos que até então eram desconhecidos, mas que já tem o nosso apreço e interesse.

Devo dizer que eu, um amante do mundo da ficção e fantasia, não conhecia o chamado Espada e Feitiçaria, mas me surpreendi como a maioria dos livros que li fazem parte deste maravilhoso universo, autores como Robin Hobb, Garth Nix e George R.R. Martin, dentre outros, são comumente conhecidos do povo, alguns mais que outros, e suas histórias expiram e ajudam muita gente. Ver grandes nomes assim juntos é algo para exaltar de pé.

Por mais que entrar em contato novamente com autores dos nossos livros favoritos seja excelente, rola uma tristeza quando a história acaba, afinal são apenas contos, mas espero do fundo do meu coração que tais contos expirem mais pessoas a procurar suas histórias e autores específicos, fazendo assim os personagens ganharem nome e trazer mais livros como este, para que possam nos agraciar novamente com a nostalgia de ver nossos personagens uma vez mais em novos livros.

Algo que me chamou atenção foi que alguns contos não necessariamente contem com os personagens que estamos acostumados, mas sim algum outro que faz parte do mesmo universo, mas em uma história paralela a que conhecemos, e isto pode deixar alguns – Eu – chateados, pois achando que veria seus personagens favoritos e se deparar com nomes que jamais viu, não é uma experiencia muito boa (Robb Hobb, cadê o Flitz?).

Mas isto não tira seu mérito em nada, talvez até ajude na verdade, pois acabamos por ver novos pontos de vista de histórias já conhecidas por todos e podemos entender um pouco outros universos que os quais até então para nós eram desconhecido.

O livro está muito bem diagramado e a capa é maravilhosa, ele reúne exatamente treze contos de autores diferentes, sendo alguns nomes já conhecidos e outros novos – pelo menos para mim – (particularmente não tenho um favorito, pois não li sobre meus personagens favoritos, embora tenha sido interessante voltar aos seis ducados com o conto da Robb Hobb), mas fico feliz de ter conhecidos novos autores e talvez quem sabe conhecer suas obras e mundos.

Então, se você buscar rever alguns dos seus autores favoritos uma vez mais, ou busca um livro com grandes nomes da fantasia ou até mesmo um bom livro de contos, você precisa urgentemente ler Crônicas de Espada e Feitiçaria. 

0 Flares Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
The following two tabs change content below.

Kinder

Sei lá, acho que to coisado... Me chamo Fernando - Mas podem me chamar de Kinder - sou um jovem adulto tentando encontrar seu lugar no mundo e buscando refugio em outros, principalmente nos mundos de aventura e fantasia, fã de memes e cultura pop, admirador de Doctor Who e em busca de um Delorean.

Latest posts by Kinder (see all)