As Aventuras de Sherlock Holmes

0 Flares 0 Flares ×

As Aventuras de Sherlock Holmes – Volume II Contos | Cortesia Editora Martin Claret | Autor: Conan Doyle | Classificação 4/5  | Compre & Compare Fnac Livraria da Folha  

Eu recebi essa versão de luxo de Sherlock Holmes da editora Martin Claret, a qual contém 5 grandes livros de Sherlock.

Nós já falamos aqui sobre essa edição, mas hoje vou falar especificamente do livro As Aventuras de Sherlock Holmes.

Esse é um livro com 12 casos que Sherlock viveu em sua carreira como detetive que não são tão conectados, além do fato de todos serem “resolvidos” por Holmes. (Aliás teve um caso que Sherlock foi ludibriado pelo “vilão”)

É até engraçado como Conan Doyle (autor de Sherlock Holmes) consegue criar um caso com poucas páginas. E aí entra meu primeiro motivo para você ler esse livro.

Muitas vezes eu leio um livro com umas 200 páginas que foi incapaz de criar uma trama que realmente me prendesse, ou por falta de caracterização dos personagens ou simplesmente porque a trama era fraca.

Mas o que Conan Doyle faz é incrível: cada caso temos personagens novos, (é claro, Sherlock é sempre o mesmo) bastante característicos e sempre deixam aquela sensação de querer ter conhecido mais os personagens dos casos.

“Era um homem de estatura acima da média, mas tão magro como nunca tinha visto outro igual. Seu rosto parecia reduzir-se ao nariz e ao queixo, e a pele da face se retratava sobre os ossos salientes. Essa magreza extrema devia ser natural, e não efeito de uma doença, pois seus olhos brilhavam e seu passo era rápido e firme”

Conto: O polegar do Engenheiro

Então, se você quer boas tramas, nesse livro estará recheado. Ou, ainda, se quer escrever um livro, mas está com dificuldades na hora de bolar tramas e reviravoltas, eu indico muito esse livro para aflorar suas ideias 🙂

Um dos casos que me marcou bastante foi o da Liga dos Cabeças Vermelhas: se inicia completamente simples. Um senhor que trabalhava em um pequeno comércio com uma vida pacata. Até que uma oportunidade de ouro surge para ele. Transcrever uma enciclopédia durante um tempo todos os dias e ganhar uma bolada por esse trabalho simples.

Por quê?

Simplesmente porque seu cabelo era ruivo e esse trabalho só poderia ser feito por ruivos.

Mas essa história seria comum, apesar de interessante, porém se tornou bombástica quando se conectou a um incrível roubo à casa da moeda.

Além disso, ainda tem outros clichês como o desaparecimento do noivo em plenos casamento. Aliás, esse caso não é tão clichê e eu queria muito dar spoiler desse conto, mas vou esperar você ler e tirar suas próprias conclusões 😀

Indico muitíssimo a leitura ! \o/

0 Flares Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
The following two tabs change content below.

Renan

Adora histórias de fantasia no melhor estilo medieval, sci-fi, e também as que fazem pensar sobre a sociedade, culturas, mitologias. Estudante de Engenharia de Materiais na Universidade Federal do ABC.

Latest posts by Renan (see all)